Polícia Militar de Guia Lopes autua adolescente conduzindo veículo sem possuir CNH

 /

Ontem (04), por volta das 20h20min, os Policiais Militares de Guia Lopes da Laguna autuaram um adolescente por Falta de Permissão ou Habilitação para Dirigir.

Durante policiamento ostensivo e preventivo, a equipe policial visualizou um indivíduo conduzindo uma motocicleta, o qual ao perceber a presença policial demonstrou nervosismo, parando o veículo repentinamente.

Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem e constatado que o condutor era menor. Em checagem do veículo, verificou-se que o licenciamento estava em atraso.

O adolescente foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde compareceu seu genitor, o qual responderá pelo crime de Entregar/Permitir a Direção de Veículo a Pessoa não Habilitada, conforme o artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro.

Diante dos fatos, o veículo foi removido ao pátio do Ciretran (Detran Local) e realizados os autos de infrações. O adolescente e seu genitor foram apresentados ao agente de plantão da Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.

O crime de trânsito, constante do artigo 310, é denominado, pela doutrina, de crime de mera conduta, tendo em vista que não exige um resultado específico, para que se configure; ou seja, basta a permissão, confiança ou entrega da direção do veículo, a pessoa não habilitada que terá sido cometido o crime de trânsito. Pode ser autor deste crime o efetivo proprietário do veículo ou aquele que tem a posse legítima do bem.

O Comandante do 11º BPM, Tenente Coronel Admilson Cristaldo Barbosa, enfatiza que tais fiscalizações serão contínuas. O objetivo é a segurança no trânsito e cumprimento das leis vigentes.