A convite do vereador Otávio Trad, promotora apresenta Sistema de Localização de Pessoas Desaparecidas

 /

Na sessão desta terça-feira (05), a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo da Cidadania do Ministério Público Estadual, Clarissa Carlotto Torres, usou a Tribuna para falar sobre o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) e as ações a serem desenvolvidas junto ao Cadastro Municipal de Pessoas Desaparecidas.

Convidada pelo vereador Otávio Trad, autor da lei que cria o Cadastro Municipal de Pessoas Desaparecidas, a promotora apresentou o sistema de localização de pessoas, único no país. “O Sinalid foi criado para fomentar a articulação de vários órgãos e agentes públicos em torno de uma política nacional de descoberta de paradeiros destas pessoas. São inúmeras famílias, que muitas vezes perdem seus filhos e não sabem que eles podem ser vítimas de trabalho escravo”, ressalta.

De acordo com o vereador Otávio Trad, ao aprovar um projeto, o diálogo é importante para que o mesmo seja colocado em prática. “Fomos conversar com o Ministério Público, Polícia Civil, Prefeitura para que juntos possamos fazer com que essas famílias tenham um final feliz”.

DADOS – No Brasil são cerca de 95 mil registros de desaparecidos no Sinalid. Destes, aproximadamente 10 mil estão em Mato Grosso do Sul.