Mercado de Pulgas: projeto do vereador Otávio Trad tem sua primeira edição no Parque dos Poderes

 /

Campo Grande recebeu a primeira edição do Mercado de Pulgas, no domingo (03), no Parque dos Poderes. O bazar ao ar livre contou com a presença de mais de 50 expositores, entre antiguidades, artesanatos e gastronomia.

O projeto, de autoria do vereador Otávio Trad e sancionado pelo Executivo Municipal, tem como principal objetivo promover a troca de objetos colecionáveis, peças raras e antiguidades. De acordo com o autor do projeto, o Mercado de Pulgas é algo inovador na Capital e que vai fazer a diferença na cultura da cidade.

Para Dora Alves, participante e organizadora da feira, o Mercado de Pulgas veio para ficar. “Esse tipo de evento existe em várias partes do Brasil, mas não tinha chegado a Campo Grande ainda e agora veio para fazer parte do calendário cultural da cidade. Aqui, os expositores podem vender de tudo e é por isso que se chama Mercado de Pulgas, porque não tem valor mínimo ou máximo”.

O Mercado de Pulgas tem autoria cidadã do senhor José Roberto da Silva Almeida, que esteve presente no evento e viu sua ideia ser aplicada na prática.

ORIGEM – A prática surgiu nos subúrbios de Paris, no século XIX, onde um sujeito montou uma loja apenas com coisas usadas e a chamou de “marché aux puces” (mercado das pulgas) e a ideia é praticada até hoje.

Tendo essa característica itinerante, não demorou para esses pontos de negociação se espalharem ao redor do globo, com a própria língua francesa influenciando um dos nomes que o mercad