Equipe técnica da Prefeitura de Campo Grande conhece potenciais da Companhia Portuária de Iquique

 /

A equipe técnica da Prefeitura de Campo Grande conheceu a Companhia Portuária de Iquique, localizado na Região de Tarapacá, Chile. Os profissionais junto a prefeita Adriane Lopes participam da terceira edição da Expedição da Rota de Integração Latino-Americana (Rila) para fomentar o desenvolvimento da Rota Bioceânica. Eles participaram de reunião com os diretores da Companhia onde houve entendimento de possibilidade comercial.

O gerente general da Companhia Portuária, Ruben Castro, fez uma explicação técnica sobre o Porto de Iquique, apresentou gráficos de logística, importação e exportação, além de salientar os benefícios da Rota Bioceânica para o escoamento de produção do Chile e do Brasil.

O gerente também destacou a prefeita Adriane Lopes sobre as possibilidades comerciais que o Porto pode oferecer para Campo Grande. A prefeita entendeu sobre o funcionamento na visita técnica e também conheceu as embarcações.

A diretora-presidente da empresa portuária de Iquique, María Magdalena Balcells disse que a presença da prefeita Adriane Lopes na reunião com o corpo diretor do Porto é fundamental para fomentar iniciativas de desenvolvimento econômico entre as cidades.

“Essa visita é muito relevante para começar a concretizar todas as iniciativas de desenvolvimento e as oportunidades que existem entre Campo Grande e a região de Tarapacá, em particular com o Porto de Iquique. Com o funcionamento do corredor Bioceânico podemos dialogar sobre todas as vantagens que oferece Iquique como porta de saída e Campo Grande como um território muito rico”, disse ela, que também elogiou os volumes produtivos da Capital.

O Porto de Iquique existe desde 1930 e María Magdalena é a primeira mulher nomeada como diretora-presidente desde a fundação.

Após a reunião com os diretores, a equipe conheceu a embarcação do Porto e seguiu para o Parque Industrial, Tecnológico e Sustentável de Pozo Almonte.

“As reuniões estão sendo proveitosas. Nós apresentamos nosso interesse comercial e a expectativa de desenvolvimento econômico sustentável da nossa Capital. Após a passagem pela Companhia Portuária, nós também conhecemos o Parque Industrial de Iquique, que fica na Cordilheira da Costa do Pacífico Sul, no deserto mais árido do planeta”, destacou a prefeita.

Na programação desta terça-feira, (28), a equipe participou de agenda com autoridades locais em Iquique, de diversas reuniões e do 4º Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico Capricórnio com prefeitos de Mato Grosso do Sul, Argentina, Paraguai e Chile.