Vereador Otávio Trad apresenta projeto para criação de pontos coletores de óleo e gorduras vegetal e animal

 /

Com o objetivo de dar um destino correto para o óleo e gorduras de origem vegetal e animal e de uso culinário, o vereador Otávio Trad apresentou o projeto de lei 11.170 que estabelece a criação de pontos de coleta em supermercados e hipermercados da Capital, além de pontos nas indústrias que produzem e distribuem esses produtos.

“Nosso intuito é fazer com que óleo e gorduras tenham o descarte correto, visando a reutilização por meio da reciclagem. Queremos ainda conscientizar a população sobre os riscos ambientais causados pelo descarte inadequado”, ressalta o parlamentar.

O projeto prevê ainda campanhas educativas para incentivar a reciclagem e a fixação de cartazes contendo informações ao público em geral sobre o local disponível para o descarte correto do óleo e gordura usados.

VOCÊ SABIA – Há estudos que comprovam que 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água e, quando despejadas nos cursos d’água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, há contaminação e mais sujeira.

Ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além de entupimentos, haverá “infarto” do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos.

O projeto tem Autoria Cidadã do Sr. Zadrik Mendonça, diretor executivo da Óleoponto.