Investimento da Prefeitura em drenagem e pavimentação vai melhorar a qualidade de vida e a economia do Jardim Centenário

 /

A Prefeitura de Campo Grande está executando obras de drenagem e pavimentação de 16 ruas do Jardim Centenário. A obra, esperada há 30 anos, vai impactar na vida dos moradores não só na área de infraestrutura do bairro, mas também na qualidade de vida, com avanços na saúde, educação, social, mobilidade e na economia da região. “O Jardim Centenário terá o antes e o depois dessa obra, pela sua importância na qualidade de vida das pessoas que moram aqui”, resume Valdinei Rosa, presidente da Associação dos Moradores.

Com a previsão de conclusão até o final do primeiro semestre do próximo ano, o projeto está na fase de conclusão da parte da drenagem. A rede já está pronta e os trabalhadores agora se dedicam à construção das bocas de lobo. Também já foi concluído o dissipador no final da rua Barra da Corda, por onde será carregada a água da chuva para o rio Anhandui. A obra consiste em um canal feito em formato de escada para diminuir a velocidade da água antes de chegar ao leito do afluente. Na próxima etapa, será feita a pavimentação e as calçadas.

No Jardim Centenário moram aproximadamente 5 mil pessoas. Embora as ruas atendidas pelo projeto são da sua região, Valdinei Rosa comenta que o investimento acaba beneficiando também quem vive nos bairros Manaíra, Lageado, Vila Bela e Jardim Ouro Preto. Ele ressalta que essa iniciativa da Prefeitura vai contribuir também para valorizar a região e fortalecer a atividade econômica com a abertura de novas empresas, até mesmo pelas famílias que moram nas ruas que receberão essas obras e que poderão iniciar uma atividade que gere renda.

Uma das áreas que sentirá os reflexos positivos dessa ação da administração municipal é a educação. Como conta Letícia de Souza, que mora há 20 anos e faz parte da Associação de Pais e Mestres do Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Valdomiro Alves Gonçalves. “Nos dias de chuva algumas crianças não vinham para a escola por causa das condições das ruas que elas moram, e agora que serão asfaltadas isso não vai acontecer”. Valdinei Rosa comenta também que ruas pavimentadas e iluminadas acabam inibindo também ação dos criminosos, melhorando a segurança da população.

As vias contempladas com o projeto são: Rua Granada, Rua Itabirito, Rua Morro Do Chapéu, Rua Regeneração, Rua Ribeirão Das Neves, Rua Seis De Outubro, Rua Tabajara, Rua Xanxerê, Travessa Fonte Nova, Travessa Mineirão, Travessa Morenão, Travessa Pinheirão, Travessa Serra Dourada, Rua Baliza, Rua Barra Da Corda, Rua José Da Silva e Rua Caxiuaná. Além da drenagem e pavimentação, a Prefeitura se preocupou também em garantir a acessibilidade dos usuários das vias, que receberão calçadas rebaixadas para o acesso daqueles que usam cadeira de rodas e piso tátil para as pessoas com visão reduzida.