FAC doa 1,3 tonelada de materiais coletados durante 10º Drive-Thru da Reciclagem

 /

O Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) entregou nesta semana, na Usina de Triagem de Resíduos Sólidos de Campo Grande (UTR), aproximadamente uma tonelada e 300 quilos de resíduos que foram coletados durante a 10ª edição do Drive-Thru da Reciclagem, que aconteceu de 19 a 21 de outubro, nos altos da Avenida Afonso Pena.

Papel, papelão, plásticos e pets diversos, sucata de ferro, latinhas e garrafinhas coloridas foram alguns dos materiais destinados às quatro instituições que compõe a UTR: Atmaras/MS, Novo Horizonte, Coopemaras e Cata MS.

“Nessa 10ª edição, assim como aconteceu na 9ª, todo material coletado no drive foi destinado para a UTR em forma de doação, no sentido de demonstrar união e sintonia do poder público e privado em relação a destinação ambientalmente correta desses resíduos. A cada edição podemos comprovar o aumento de resíduos descartados, e desde a última edição ficou firmado o compromisso de destinar o material coletado pela Berpram, para as cooperativas”, destaca Fabrício Berton, diretor da Berpram Ambiental.

Investir na educação ambiental é um dos objetivos de Campo Grande. “Reforçar a consciência do descarte correto é nosso principal objetivo. Repassar para as cooperativas todo material arrecadado durante as edições do Drive-Thru da Reciclagem é uma forma de contribuir com esses trabalhadores que fazem muito pela nossa cidade ajudando a mantê-la limpa e sustentável. Assim, todos saem ganhando”, enfatiza Adir Diniz, coordenadora geral do FAC.

Diariamente, cerca de 24 toneladas de resíduos chegam até a UTR, porém, quase metade dessa quantidade não se aproveita. Conforme o coordenador do local, Wellington Costa, cerca de 40% precisa ser levado para o aterro sanitário. “Isso porque falta educação ambiental. As pessoas chegam até os pontos de coleta e descartam resíduos de banheiro e de saúde, animais mortos, fezes de animais, restos de alimentos e galhos. Tudo isso é encontrado no momento da triagem, que é quando o material passa na esteira”, explica Wellington.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva dos resíduos sólidos é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros e metais. Em Campo Grande, a coleta é feita porta a porta e em locais de entrega voluntária (LEV).

Para saber onde descartar o resíduo corretamente basta clicar aqui. 

Já para saber por quais bairros a coleta seletiva passa, clique aqui.

A 10ª edição do Drive-Thru da Reciclagem aconteceu em outubro, nos altos da Afonso Pena, ao lado do Bioparque. O evento é realizado pela Du Bem, com apoio do FAC, Berpram, Aço e Aço e apoio Institucional da Prefeitura de Campo Grande. A 11º edição está prevista para acontecer em março de 2024.