Prefeitura atende pedido dos moradores de distrito e pela primeira vez Rochedinho terá oferta do Ensino Médio

 /

Para atender a um anseio antigo da população de Rochedinho, a prefeita Adriane Lopes anunciou nesta quinta-feira (19), a implantação do Ensino Médio na Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, que atende de forma integral os alunos do grupo 4 até o 9º ano do Ensino Fundamental. Esta será a primeira vez que o distrito terá a oferta de ensino do nível 3 para garantir a continuidade dos estudos aos alunos locais.

Serão construídas três salas de aula, sendo 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, gradativamente até 2026, sendo que no ano letivo de 2024, os atuais alunos do 9º ano nem precisarão mudar de unidade escolar, já que poderão se matricular no primeiro ano.

Isso só é possível devido a uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS), pois as escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) só atendem até o Ensino Fundamental.

Conforme a prefeita Adriane Lopes, mães e pais de alunos matriculados na escola pediram pela implantação do Ensino Médio. “Para construir outra escola, demoraria muito. Então, a Semed buscou parceria com a SED e hoje comunicamos a implantação do 1º, 2º e 3º ano para que os alunos de Rochedinho não precisem ir a Campo Grande fazer o Ensino Médio”.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, detalhou como a parceria vai acontecer. “Os nossos professores farão processo seletivo do Estado, pois a prefeitura não recebe recursos para o Ensino Médio. Portanto, a Reme entra nessa parceria com a estrutura e toda a logística interna e a SED passará parte da alimentação e o custo dos professores”.

Ana Donato, coordenadora da SED, afirmou que o Ensino Médio também será de tempo integral. “Estamos no processo da matrícula, devendo abrir agora em novembro, mas ainda sem data específica. A gente vai planejar as vagas e o calendário será igual ao da Escola Municipal, mesma data do ano letivo”.

Conforme o diretor da Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, Francisley Galdino, a expectativa é criar 35 vagas para o 1º ano do Ensino Médio. “Nós temos 15 alunos no 9º ano, então devemos criar mais 20 vagas. A implantação vai ser gradativa sendo completa até 2026 com o 3º ano”.

Dione Recalcadi ficou feliz com a notícia da implantação. Ela tem uma filha no 9º ano matriculada na unidade escolar e disse que ela precisaria estudar em Campo Grande em 2024. “Mas agora não vai ser mais preciso, pois vai continuar aqui, essa é uma boa notícia”.

Luane Evangelista Flores tem quatro filhos matriculados na escola agrícola e ficou feliz com a notícia. “Eu também vou poder voltar a estudar e terminar meu Ensino Médio. Vou ficar atenta para quando a matrícula abrir, não posso perder a oportunidade”.

Alessandra dos Santos Flores tem uma filha no 6º ano, mas suas outras duas filhas também já estudaram na escola. “Minha família morava em Furnas do Dionísio, mas viemos para Rochedinho pela escola. Fico tranquila com essa notícia do Ensino Médio, é uma preocupação a menos, pois não vamos mais sair daqui do distrito”.

O pedreiro Pedro Antônio Rodrigues é pai de Karen, do 8º ano. “Moramos na região há 4 anos e sabendo do Ensino Médio, vamos continuar por aqui, a escola é muito boa, minha filha ama estudar aqui”.