Prefeitura capacita em um ano mais de 1,5 mil pessoas em Higiene e Manipulação de Alimentos

 /

O curso de Higiene e Manipulação de Alimentos é um dos mais requisitados na Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro). Do ano passado para cá, cerca de 1,5 mil pessoas já se capacitaram e estão prontas para trabalhar utilizando alimentos com toda a segurança necessária.

O curso é muito importante porque é a partir dele que as pessoas podem abrir um pequeno negócio e vender, por exemplo, de bolos a salgadinhos, nas redes sociais ou buscar uma vaga em um dos setores que mais emprega no Brasil: o de Alimentação Fora do Lar.

De acordo com os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) o setor registrou um aumento de 1,2% no número de empregos em um período de 12 meses, enquanto o crescimento geral foi de 0,9% para outros setores.

No entanto, quando comparado ao trimestre anterior, o setor de alimentação e hospedagem (do qual bares e restaurantes representam mais de 90% do volume de empregos) obteve um desempenho ainda melhor, com um crescimento de 1,4%, em contraste com o modesto aumento de 0,2% registrado nos demais.

“Eu sou MEI e trabalho com bolos e doces. Vim aqui na Incubadora Mário Covas fazer esse curso de Higiene e Manipulação de Alimentos para poder atender melhor o meu cliente. Foi muito fácil fazer a minha inscrição, fiz diretamente pelo telefone e estou amando o curso. Estou aprendendo muito e tenho certeza que isso vai me ajudar muito na prospecção dos meus clientes e crescimento dos meus negócios”, conclui Sellen Prado de Moraes Poleski.

Até metade de setembro deste ano, 210 certificados foram emitidos e outros 100 ainda devem ser entregues até o fim deste mês em mais 3 cursos que estão na programação. 2022 não foi diferente! Muitos cursos e pessoas capacitadas. Foram 1.200 certificações entregues em 12 clínicas de reabilitação, 17 cursos em parceria com a Funsat, outros 20 nas incubadoras, 1 na Câmara de Dirigente Lojistas, 3 em parceria com a Sejuv e mais dois em associações socais.

Para a nutricionista e instrutora dos cursos, Bárbara Cristina Bottino Melo da Silva, é uma satisfação poder levar o conhecimento aos alunos e dar a oportunidade de eles crescerem e se desenvolverem. “Eu amo isso! Tenho uma sensação muito forte de missão cumprida, de ter êxito naquilo que faço”.

Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, preparar as pessoas para o mercado é fundamental. “Campo Grande é a Capital das Oportunidades, vemos a cidade crescer, aumentar o número de empresas e com isso cresce a demanda de vagas no mercado de trabalho. Somos mais de 129 mil empresas abertas, conforme dados da própria Receita Federal. Fechamos o 2º trimestre de 2023 com índice de 3,0% de desocupação, a menor entre as capitais federativas do país”, frisa.