Vereador Otávio Trad homenageia mulheres que se destacam junto à comunidade surda

 /

Durante a Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “José Ipiranga de Aquino”, realizada na última quarta-feira (14), em homenagem a todos que se comunicam e se expressam em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o vereador Otávio Trad homenageou duas mulheres atuantes junto à comunidade surda: Ana Claudia Januário da Silva e Juveirce Christiane Medeiros Ramos Condi.

A medalha recebe o nome de “José Ipiranga de Aquino”, primeiro líder da comunidade surda de Campo Grande. Quando jovem, estudou no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) no Rio de Janeiro. Ao retornar, trabalhou no jornal “O Matogrossense” até se aposentar. Tornou-se líder de maneira natural e espontânea, pois a comunidade surda o procurava sempre, carentes de acesso à educação, informações, orientações e até mesmo de língua de sinais.

HOMENAGEADAS – Ana Cláudia, surda, formada em Letras Libras pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Pós graduada em Ensino Inclusivo. Possui anos de experiência na área educacional, com didáticas e dinâmicas usando a Libras. Atualmente, ministra aulas online de Libras em curso do Ministério do Trabalho de Mato Grosso do Sul.

Juveirce Christiane, ouvinte, graduada em licenciatura de Letras Libras, Pedagogia e História. Pós graduada em Libras e Educação Inclusiva. Mestranda em Estudos Culturais. Atualmente é intérprete na Central de Interpretação do Município – Lei de autoria do vereador Otávio Trad – local onde presta atendimento aos surdos de Campo Grande e de outros municípios do Estado em diversos setores como postos de saúde, entrevistas de emprego, INSS, CRAS, Fórum e defensoria pública.

Mirella Bernard