Dia da Árvore: Campo Grande celebra data como referência mundial em preservação das florestas urbanas

 /

Dia 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore, um momento voltado à conscientização da população quanto a preservação das florestas urbanas que proporcionam inúmeros benefícios como a melhoria na paisagem do ambiente, a regulação da temperatura ao oferecer conforto térmico, a diminuição da poluição atmosférica, sonora e visual, controle da umidade, entre outros. A arborização urbana é um elemento essencial para uma cidade saudável.

Desta forma, a Prefeitura de Campo Grande segue reconhecida há quatro anos consecutivos como Tree City of the World, uma referência mundial quanto a maneira como o município gerencia e trata sua arborização, uma vez que a cidade possui um grande patrimônio arbóreo. O Executivo Municipal conta com profissionais capacitados para a correta preservação, planejamento e manejo, além da execução de um plano de ação que engloba diferentes frentes de trabalho voltados à preservação da biodiversidade local, de modo que a cidade possa abrigar a vida urbana e silvestre em harmonia.

E para comemorar e seguir conscientizando a população, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), realiza na Semana da Árvore uma série de ações que incentivam o plantio, recuperação, a integração fauna, flora e vida urbana, assim como, políticas públicas que resultam na preservação ambiental.

A prefeita Adriane Lopes ressalta o cuidado e carinho da população em relação as árvores. “O campo-grandense sempre valorizou os espaços verdes da cidade, o que nos auxilia na manutenção e conservação das florestas urbanas. O empenho da gestão municipal em incentivar a preservação e os plantios, por exemplo, não teria sentido sem o apoio de todos. Temos observado com entusiasmo esse engajamento positivo dos cidadãos no sentido de manter nossa biodiversidade preservada”.

A secretária de Meio Ambiente e Gestão urbana, Kátia Sarturi, destaca as ações desenvolvidas pela pasta. “Hoje, seguramente Campo Grande mais planta do que suprime árvores. Através do nosso Viveiro Flora do Cerrado executamos os plantios pela Capital, realizados as doações para a população, como também, para escolas e instituições que solicitam mudas. O Plano Diretor de Arborização Urbana possibilita a gestão, manutenção e monitoramento das árvores, o que nos proporciona um reconhecimento internacional como referência na preservação das árvores”, cita.

Abaixo segue a programação:

Dia 21 – Quinta-feira

9h – Distribuição de cinco mil mudas de árvores frutíferas, no sistema drive thru, na Central de Atendimento ao Cidadão – CAC.
14h – Início dos plantios de árvores da espécie Pau-brasil em escolas da Rede Municipal de Ensino. Nesta data será realizado o primeiro plantio na Escola Municipal Professor Arlindo Lima.

Dia 22 – Sexta-feira

8h30 – Plantio de árvores ao longo do canteiro central da Avenida Rita Vieira em parceria com o Instituto Arara Azul e, celebração ao Dia Municipal de Proteção das Araras, instituído pela Lei n. 6.567 que reconhece Campo Grande como a Capital das Araras.

Dia 23 – Sábado

8h – Plantio de árvores no canteiro central da Avenida Amaro Castro Lima, bairro Nova Campo Grande.

Dia 27 – Quarta-feira

8h – Visita Técnica ao Viveiro Municipal Flora do Cerrado. Assinatura do Termo de abertura do projeto para implantação do Sistema Arbolink e Assinatura do Termo de Cooperação entre Prefeitura e Organoeste.

Dia 30 – Sábado

7h30 – Distribuição de dez mil mudas de árvores frutíferas, no sistema drive thru, no Paço Municipal.