Prefeitura encerra campanha Agosto Lilás com ação preventiva em Shopping de Campo Grande

 /

Para encerrar as atividades do calendário da Campanha Agosto Lilás, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu) de Campo Grande, distribuiu na praça de alimentação de um Shopping de Campo Grande, porta copos com a frase “RESPEITO – Violência contra as mulheres não tem desculpa, tem lei”, e no verso os canais de denúncia.

A ação foi realizada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entidade que atua na organização de padrões de atendimento e desenvolvimento da atividade do setor e na promoção do código de ética por ela desenvolvida. “A rede de proteção é fundamental para que a mulher encontre suporte para romper com o ciclo da violência. E nós que trabalhamos no setor de atendimento ao público, nos vemos como representantes nessa rede de apoio, visto a grande fluxo de consumidores que circulam em nosso meio de trabalho”, explica Marcela Rodrigues dos Santos, gerente de restaurante.

“A falta de informação e o medo de estar sozinha estão entre as principais barreiras para que as mulheres vítimas de violência não busquem ajuda. Por isso, todo e qualquer espaço é visto como adequado para promover campanhas contra a violência doméstica, e praças de alimentação são lugares propícios para oferecer ajuda e rede de apoio, visto a quantidade pessoas que circulam nesses ambientes”, disse Carla Stephanini, subsecretária da Semu.

Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

“Acho muito válida essa ação, eu mesma já presenciei cenas de abuso em diversos locais, inclusive com homens que falam alto, se mostram irritados com algumas situações e vemos o constrangimento da mulher. Uma campanha como essa já pode prevenir uma futura agressão, ou até mesmo, encorajar quem já está sofrendo com violência em casa”, considera a vendedora Lanna Holsback.

Para a enfermeira Júlia Cardoso, essas ações envolvendo a Campanha aliadas ao apoio dos veículos de comunicação intensificam a reflexão da sociedade. “Todos temos que fazer a nossa parte e como profissional da saúde fico feliz quando vejo uma campanha como essa nos lugares mais inusitados, como aqui numa praça de alimentação de um Shopping. Parabéns pela iniciativa”.

Agosto Lilás – A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que este ano completa 17 anos. Essa lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.