ParkTec CG: Prefeitura inaugura dia 15 de setembro o primeiro Parque Tecnológico de Mato Grosso do Sul

 /

Um projeto inovador que vai resultar em uma grande transformação digital na capital será inaugurado durante as comemorações do aniversário de 124 anos de Campo Grande. Trata-se do Parktec CG – Parque Tecnológico de Campo Grande. A solenidade será no dia 15 de setembro, às 17h, na Rua Rachid Neder, nº  760, no Bairro Monte Castelo.

O Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande – Parktec CG é um local físico onde empresas, centros de pesquisa, universidades e outras instituições se reúnem para promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação, servindo de catalisador para a cultura empreendedora e o desenvolvimento econômico de Campo Grande e de toda a América Latina.

A integração é a força da inovação. A cultura inovadora, incentivada pela instalação do Parktec CG, é fundamental na busca pela democratização da informação, e, juntas, contribuem para o desenvolvimento econômico regional, criando empregos de alta tecnologia e inovadores, estimulando a criação de startups e atraindo investimentos estrangeiros. “O Parque é um ambiente projetado para promover estes objetivos, impulsionando o progresso científico por meio da inovação”, avalia a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.

Na estrutura do Parktec CG terá sala de reuniões, estúdio para podcast e ambientes compartilhados. Os setores tecnológicos prioritários propostos para início do projeto serão: AgroTech, Logística, Bioeconomia, Health, GovTech e Economia Criativa.

Você sabe o que é um Parque Tecnológico?

O Parktec CG será o primeiro Parque Tecnológico implantado em Mato Grosso do Sul e, por isso, podem surgir dúvidas de como esse complexo funciona. Trata-se de um ambiente planejado de desenvolvimento empresarial, econômico, social, tecnológico e sustentável, promotor da cultura de inovação e empreendedorismo, da competitividade empresarial e industrial, da capacitação técnica de pessoas e empresas, e da conexão entre as atividades desenvolvidas entre empresas e ICT´s (Instituição Científica e Tecnológica), com ou sem vínculo entre si.

As principais atividades realizadas em um Parque Tecnológico incluem:

Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): abrigam centros de pesquisa onde são desenvolvidas pesquisas científicas e tecnológicas. Essas pesquisas podem estar relacionadas a diversas áreas, como TI, biotecnologia, engenharia, energia renovável, entre outras.

Transferência de Tecnologia: atuam como um intermediário entre as universidades, centros de pesquisa e empresas, facilitando a transferência de conhecimento e tecnologia entre essas instituições. Eles promovem a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos para impulsionar a inovação e o desenvolvimento de produtos e serviços.

Incubação de Empresas: incubadoras que fornecem suporte e infraestrutura para startups e empreendedores que estão desenvolvendo novas tecnologias ou produtos. As incubadoras oferecem serviços como consultoria empresarial, acesso a financiamento, espaços de trabalho e networking.

Promoção do Empreendedorismo: fomentar o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento de novos negócios, oferecendo programas de capacitação, mentorias, eventos e competições para incentivar a criação de empresas inovadoras.

Infraestrutura e Conectividade: infraestrutura adequada com espaços de escritórios, áreas de testes e instalações de pesquisa. Além disso, fornecem conectividade de alta velocidade e acesso a recursos tecnológicos avançados, permitindo que as empresas e instituições presentes tenham acesso a uma infraestrutura tecnológica de qualidade.