Feira Central de Anhanduí será lançada no sábado (2) com produtos que vão da rapadura a camisetas criativas

 /

Já está tudo certo para o lançamento da Feira Central de Anhanduí. O evento que promete movimentar a economia do Distrito que fica distante a 60 quilômetros de Campo Grande terá sua primeira edição no próximo sábado (2). A iniciativa abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.

Produtora da região, Vera Serafini diz estar ansiosa pelo lançamento. “Estamos preparando rapadura, melado e verduras. Vai ter tudo fresquinho, colhido na hora”, diz.

Já a salgadeira Rosa Maria Prates Alcântara conta não ver a hora de pôr a barraquinha de volta para funcionar. “Eu e meu esposo trabalhávamos na Feira do Guanandi aos domingos. Trabalhamos até a pandemia, aí depois a gente parou. Viemos morar aqui em Anhanduí e surgiu essa oportunidade da feira aqui e vamos abraçar. Já temos 11 anos de experiência e vamos levar nossos salgados e tapioca”, conta.

A empreendedora Angela Feltrin vai levar camisetas com desenhos criativos e mensagens religiosas. “Eu sou revendedora de t-shirts femininas e masculinas. Comecei o negócio com meu esposo há 5 meses como forma de complemento de renda. Nós divulgamos para amigos e conhecidos através do whatsApp e do instagram. Trabalhamos com temas religiosos e outros para agradar a todos que gostam de peças versáteis para o dia a dia”, enumera.

Na feira haverá produtos típicos como os famosos queijos e salames, doces e pimentas, artesanato local e muito mais. Para que tudo saísse do papel e se tornasse mais uma iniciativa empreendedora, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), promoveu reuniões com os moradores orientando sobre a formatação da feira e levou cursos para a região.

No cronograma entraram as palestras de “Instagram e Fotografia para Iniciantes” e o curso de “Higiene e Manipulação de Alimentos”. Na formação sobre as redes sociais e fotografia, os alunos aprenderam como usar a rede social, que é uma das mais usadas no país. Já o curso de higiene e manipulação de alimentos preparou os alunos tanto para a manipulação caseira, quanto para a venda de produtos alimentícios.

Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, iniciativas como esta ajudam a fortalecer a qualificação profissional e fomentar parcerias de negócios para os empreendedores. “Para nós é sempre uma alegria poder fomentar a economia local. A Sidagro tem trabalhado para incentivar a economia criativa, que hoje é um dos principais motores da inovação e criatividade no mercado. Esta é mais uma iniciativa para gerar negócio e renda, mostrando toda a potencialidade de Campo Grande e dos distritos da nossa cidade”, conclui.

Feira Central de Anhanduí

  • Quando: 2 de setembro de 2023
  • Horário: A partir das 17 horas
  • Onde: Distrito de Anhanduí (via lateral em frente à Soliti)