Entrega da primeira das quatro incubadoras reformadas dá início a grande projeto de desenvolvimento econômico

 /

“Nós vamos explorar esse espaço revitalizado. Nós vamos investir recursos, energia e força para que essas incubadoras saiam do patamar que estão e avancem com força, potencializando novos empreendedores e empreendedoras em Campo Grande. O nosso projeto prioritário da gestão é desenvolvimento econômico, porque através dele a gente gera oportunidades para as pessoas e elas saem da vulnerabilidade, de uma situação de impossibilidade para uma transformação”. Foi com essas palavras que a prefeita Adriane Lopes entregou na tarde desta quinta-feira (24) a revitalização da Incubadora Municipal Mário Covas.

A Incubadora Mário Covas é a primeira das quatro incubadoras que está sendo entregue à população após reforma completa. Em 20 anos de funcionamento, as incubadoras acumulam dezenas de histórias de sucesso e nunca haviam sido revitalizadas completamente. Antes, os espaços passaram somente por pequenos reparos.

 

Joaquim Aparecido Carvalho, proprietário da Raffinée, que produz brownies e petit gateau, conta um pouco do que foi ser um incubado. “Através de uma parceria com o Sebrae descobrimos as incubadoras municipais, apresentamos nosso projeto e fomos selecionados lá na incubadora Edward Norman Hanson – na divisa do Santa Emília com o São Conrado. Lá pegamos a cozinha montada, com todos os equipamentos que precisávamos, tinha até uma dosadora de alimentos… Então, para nós foi muito bom o tempo que passamos lá. Pudemos participar de feiras, exposições, e pudemos ter uma visualização maior do nosso produto no mercado”, afirmou.

Quem também não esquece o tempo em que passou na incubadora é dona Idália Ferreira de Souza. Proprietária da Idália Lingeries, ela foi pioneira na Incubadora Mário Covas. “Vim para dar cursos e fiquei. Eu já fazia algumas coisas, mas aqui aprendi muito. A incubadora te traz um conhecimento que você tem, como no marketing, na assessoria jurídica, são várias coisas que eu não sabia que precisava fazer e com a incubação mudou muito, pude crescer como empresa.

Os relatos vêm ao encontro da verdadeira missão das incubadoras. “Esse é um espaço onde nós trabalhamos muito no sentido de fortalecer os pequenos negócios, aqui nesse local se consegue irradiar para toda a região: conhecimento, informação e, principalmente, tirar pessoas da condição de vulnerabilidade propiciando a elas uma oportunidade de emprego e de renda, e mais empreendimentos, de forma muito técnica e capacitada. Uma iniciativa que agora, com a gestão da prefeita Adriane Lopes, conseguimos fazer uma grande reforma que vai reestruturar todas as condições de empreender na nossa cidade”, afirmou o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.

O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Domingos Sahib Neto, emendou e lembrou que faz exatamente 20 anos que a incubadora foi construída. “Somente agora está sendo revitalizada. Como é importante esta ação, oxigenar este espaço, trazer novos resultados como grandes exemplos que vimos aqui hoje”, disse.

 

As incubadoras Francisco Giordano Neto e Norman Edward Hanson também estão em obras. A última a ser renovada será a do Zé Pereira, que terá a ordem de execução de serviço para revitalização assinada em 13 de setembro.

 

Nas duas décadas de funcionamento, as incubadoras abrigaram 107 incubados, sendo que 29 finalizaram todo o processo de incubação. Com a reforma, as incubadoras começam a entrar para uma nova geração, que além dos elementos disponibilizados nas anteriores, agora tem foco no networking e a atuação em rede, para o melhor desenvolvimento da empresa incubada. A iniciativa vai acontecer simultaneamente com as ações do ParktecCG.

 

Em Campo Grande, as incubadoras atendem áreas de tecnologia, alimentos, artesanato, têxtil e setores afins. Entre os serviços estão um ambiente de capacitação, assessorias nas áreas de marketing, direito, gestão, propriedade intelectual, troca de experiências com mentoria e co-workings, auxílio na busca de financiamentos e investimentos, além de desenvolvimento pessoal para fazer do o negócio se tornar uma empresa transformadora.

 

O que foi feito?

 

Foram substituídas todas as portas de enrolar pela porta de correr. Foram colocadas porta de madeira completa nas salas de múltiplo uso, sala 1 e sala de atendimento, copa, sanitários masculino e feminino e porta com barras para banheiro acessível, seguindo todas normas da ABNT.

As paredes internas, externas e tetos receberam pintura nova. Assim como as calçadas, o gradil e os portões.

 

Toda a parte elétrica foi revisada e troca a iluminação. Também foi revisada a rede de esgoto da copa. As calhas e rufos foram refeitos e assim como parte do telhado que estava danificado, entre outras melhorias.