Prefeitura entrega obras de revitalização da Avenida Cafezais e autoriza construção de ciclovia até às Moreninhas

 /

A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta segunda-feira (21), as obras de revitalização da Avenida dos Cafezais. O investimento nas obras, em parceria com o Governo do Estado do MS, foi R$ 11,1 milhões. Foram executadas a duplicação e recapeamento da via, principal ligação viária da saída de São Paulo (Avenida Gury Marques), com os bairros Paulo Coelho Machado, Ramez Tebet, Nova Samambaia, Jardim Canguru e Los Angeles. Na ocasião, a prefeita Adriane Lopes assinou a ordem de serviços para a construção da ciclovia que fará a ligação entre a avenida e a região das Moreninhas.

Ainda na Avenida dos Cafezais, foi duplicado um trecho 1,5 km (entre a Avenida Gury Marques e a Rua Delegado Hartmann), além do recapeamento de 6,2 km de toda extensão até a Rua Engenheiro Paulo Frontin, no acesso ao Los Angeles.

Para o vice-presidente da Associação dos Moradores do Los Angeles, José Carlos Pereira, a revitalização da avenida é importante para requalificação viária da região. “Toda essa obra vai trazer uma melhoria significativa no trânsito para os nossos bairros. A melhoria na mobilidade traz o desenvolvimento para a nossa região, seja para o comércio, para as empresas e todos os setores, além de deixar nossos bairros com visual moderno, de um grande centro urbano. Esperávamos por isso há muitos anos e, agora que aconteceu, só temos a agradecer à administração pública por esse olhar carinhoso para a nossa comunidade”, apontou.

A Avenida dos Cafezais é uma das vias com tráfego intenso de Campo Grande, com cerca de 80 mil veículos por dia transitando pela avenida que leva a diversos bairros da região do Anhanduizinho.

Fátima Aparecida Gomes, presidente da Associação dos Moradores do Ramez Tebet, enfatiza que a chegada dos investimentos na região impulsiona a melhoria da qualidade de vida e até mesmo a empregabilidade naquela região. “A Cafezais está linda, aqui chegaram vários empreendimentos comerciais e, hoje, não temos mais necessidade de ir até a área central da cidade para comprar uma roupa ou um sapato, por exemplo. Com essas melhorias, a tendência é que essas empresas que aqui estão cresçam ainda mais e ofereçam mais emprego para os jovens aqui mesmo da região, de todos os bairros aqui do Anhanduizinho”.

Do Jardim Samambaia, que teve 460 moradias regularizadas em cerimônia no último sábado, Cristiane Rocha de Queiroz, líder comunitária local, afirma que a comunidade que representa se sente duplamente feliz. “Recebemos a documentação das nossas casas no sábado e hoje recebemos essa requalificação da Cafezais que dará mais segurança e conforto para nossa mobilidade, além da ciclovia que também vai servir como lazer e transporte para os moradores. A prefeitura e o governo do estado estão de parabéns”.

Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviços para a execução de ciclovia que liga a Avenida dos Cafezais aos bairros da grande Moreninha. Serão 1,2 km de ciclovia na Avenida Gury Marques e 5,7 km na Avenida Alto da Serra, desde o fim da Rua Buenópolis até o começo da Rua Salomão Abdala, com investimento de R$ 1.258.265,81 de recursos provenientes de emenda parlamentar federal.

O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Domingos Sahib Neto, falou da importância da ciclovia. “Essa é uma obra importante para as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, ou mesmo para a prática esportiva, que está num contexto maior, que é a interligação das ciclovias de toda a cidade e que vai se tornar mais uma possibilidade concreta de mobilidade para a população”.

Já a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destacou as parcerias de todos os níveis da administração pública, seja municipal, estadual ou federal, que têm resultado em entregas significativas para a população. “Agradeço à nossa bancada federal e ao Governo do Estado por mais essa parceria, não só na Avenida Cafezais, mas no acesso às Moreninhas, na Duque de Caxias e em diversos outras obras que estão transformando a vida do campo-grandense. As parcerias constroem mais rápido o caminho da resolução dos problemas. E é com esse olhar do bairro para o centro que vamos continuar trabalhando”.