Prefeitura entrega revitalização da quinta unidade de saúde e beneficia mais de 10 mil pessoas da Vila Popular e região

 /

A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta segunda-feira (14), a revitalização completa da Unidade Básica de Saúde Dr. Vespasiano Martins, a UBS Popular, beneficiando mais de 10 mil pessoas que são atendidas no local. É a quinta revitalização de unidade de saúde entregue somente este ano. Ao menos outras duas revitalizações, que estão em andamento nas unidades, devem ser concluídas ainda este mês dentro da programação de aniversário de 124 anos de Campo Grande.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destaca o compromisso e o empenho da gestão com a melhoria do atendimento à população, sendo a revitalização das unidades um passo fundamental na busca por melhores condições de atendimento aos cidadãos campo-grandenses e de um trabalho mais adequado para os servidores, fortalecendo assim a prestação de serviços de saúde de excelência.

“A importância de uma estrutura adequada para a eficiência dos serviços de saúde não é apenas uma questão de estética, mas sim de funcionalidade e de bem-estar. Com a revitalização em andamento, as unidades de saúde estão sendo transformadas em ambientes acolhedores e eficientes, que refletem o compromisso da administração pública municipal em oferecer atendimento digno e humano a todos os cidadãos”, diz.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, reforça que a qualidade do atendimento em saúde é um direito fundamental da população, tendo toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde se dedicado de maneira ininterrupta para assegurar que cada cidadão tenha acesso a serviços de saúde de alta qualidade e que os servidores tenham um ambiente de trabalho adequado.

“A revitalização das unidades de saúde não se trata apenas de uma melhoria física, mas também de um investimento no aprimoramento dos processos de trabalho e na otimização dos serviços oferecidos. A UBS Popular, por exemplo, era uma unidade que tinha muitos problemas na parte estrutural. E hoje estamos entregando uma unidade praticamente nova. Com instalações em melhores condições, os profissionais de saúde poderão desempenhar suas funções de maneira mais eficiente, refletindo diretamente na qualidade da assistência prestada à população”, pontua o titular da Sesau.

Foram realizadas melhorias na estrutura física da unidade, através da pintura interna e externa, manutenção de toda a rede elétrica e hidráulica, troca de lâmpadas e reparos de calhas, rufos e telhado, além da substituição de portas, janelas e mobiliário avariado.

Atualmente, a UBS Vila Popular conta com duas equipes de saúde da família completas, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares, administrativos e agentes comunitários de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo atendimento de cerca de 10 mil pessoas.

A solenidade da entrega da revitalização da UBS Popular contou com a presença da senadora Tereza Cristina, vereadores, superintendentes e coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde, lideranças comunitárias, além de representantes do Conselho Local e Conselho Municipal de Saúde.

Melhorias

Desde o início do ano, a Prefeitura de Campo Grande tem realizado uma força-tarefa para revitalização e reforma das estruturas das unidades de saúde. No último mês houve a definição das empresas que ficarão responsáveis pela reforma das unidades de saúde da família (USFs) Vila Cox e Los Angeles, que juntas receberão investimento previsto de cerca de R$ 500 mil. Nestas unidades, será realizada a readequação da estrutura física, incluindo as instalações elétricas, hidráulicas, telhado, fachada e áreas internas, bem como melhorias nas condições higiênico-sanitárias gerais. Mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas com as melhorias.

Além de promover a melhoria das estruturas das unidades de saúde, o investimento demonstra a preocupação em oferecer um atendimento de qualidade e garantir o acesso integral aos serviços de saúde para toda a população. A expectativa é de que ao menos 20 unidades básicas e de saúde da família existentes no município recebam melhorias nos próximos dois anos.

Com a entrega da UBS Popular, até o momento cinco unidades de saúde da família já foram revitalizadas pela Prefeitura, nos bairros: Aero Rancho, Arnaldo Estevão de Figueiredo, Jockey Club e Marabá. Está em andamento ainda a revitalização do Complexo de Saúde do Nova Bahia, composto pela USF Nova Bahia, o CRS e o Distrito Sanitário, e da USF Parque do Sol.

Outros investimentos

Na projeção de investimentos e melhorias para a área da saúde para os próximos dois anos estão previstas ainda a reforma e revitalização das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs), além do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A reforma da UPA Vila Almeida já foi iniciada e os trabalhos devem ser concluídos até o fim do ano.

Desde 2017, onze unidades de saúde foram inauguradas em Campo Grande nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo, Aero Rancho Granja, Santa Emília e Jardim Presidente, sendo essas duas últimas entregues em 2022, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Outras 30 unidades foram ampliadas e reformadas durante o período.