Defesa Civil mantém estado de emergência no Rio Miranda

 /

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul mantém o estado de alerta para as cidades próximas ao Rio Miranda, devido às fortes chuvas que voltaram na tarde desta quarta-feira (8) em diversos pontos do Estado.

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) já havia emitido aviso de evento crítico na segunda-feira (6) para a região urbana do município de Miranda, localizado a 208 km da Capital. O Rio Miranda ultrapassou em 22 centímetros a cota emergencial e atingiu o nível de 7,22 metros, na última segunda. Nesta quarta, o nível do rio teve uma diminuição de apenas três centímetros e está em 7,19 metros.

De acordo com o representante de relações públicas da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), Renan Arruda, mesmo com as diminuições gradativas, o estado de emergência ainda se mantém para a região do município de Miranda. “As chuvas de hoje não causaram danos, mas seguimos monitorando, pois existem locais mais sensíveis. Pode mudar a situação a qualquer momentoâ€, explica.

No caso do município de Coxim, a 253 km da Capital, o nível do Rio Miranda teve um aumento de 14 centímetros, marcando 4,49 metros nesta quarta-feira.

Em Aquidauana, a 141 km de Campo Grande, o rio continua no nível normal, sem oferecer riscos à população. De acordo com o coordenador Mário Ravaglia, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não foram acionados para atender nenhuma ocorrência grave, oriunda das chuvas. Nessa região, o Rio Aquidauana bateu a marca de 4,27 metros. 

Â