Bombeiros abrem sindicância após vítima cair durante tentativa de resgate

 / Guilherme Henri e Marta Ferreira

O Corpo de Bombeiros abriu sindicância para apurar a ação de militares que participaram da tentativa de resgate de um homem na noite de sábado (26). Vídeo feito por testemunhas mostra o momento que um militar "patina no ar" ao tentar salvar o rapaz, de 28 anos, que acaba despencando do viaduto da avenida Afonso Pena sobre a rua Ceará, no bairro Jardim dos Estados. 

A suspeita é que a vítima seja um homem que fez várias ligações para órgãos de imprensa anunciando que se jogaria. Ele ligou para o Campo Grande News que, diante da informação, acionou tanto a Polícia Militar quanto o Corpo de Bombeiros e ainda o setor de assistência social da Prefeitura. A equipe também orientou a pessoa a procurar o CVV (Centro de Valorização da Vida), pelo 141.

Não há confirmação de ser a mesma pessoa, pois o nome foi preservado pelos bombeiros. Segundo o setor de comunicação da corporação, os bombeiros foram chamados por populares. No local, a vítima já estava na grade de segurança, no meio do viaduto, dizendo que queria falar com sua esposa e que iria se jogar.

Os bombeiros conseguiram convencê-lo a caminhar até uma das pontas do pontilhão, com altura menor. Porém, ele acabou se pendurando na grade. 

Vídeo – O Campo Grande News teve acesso ao vídeo que mostra o momento da tentativa de resgate. A imagem viralizou nas redes sociais e para esclarecer, procuramos o Corpo de Bombeiros.

No vídeo, é possível ver o homem pendurado. Em cima do viaduto, há três militares. Dois seguram as mãos da vítiam e um quarto militar, com ajuda de equipamento, se pendura e tenta chegar até a vítima. Ele acaba “patinando” no ar e não consegue alcançar o rapaz, que acaba se jogando.

Paciente – Uma viatura avançada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) já estava no local, com um médico. Mesmo com a queda, o homem não sofreu fraturas aparentes e foi encaminhado a Santa Casa. Ainda segundo os bombeiros, ele faz uso de remédios controlados.

Foi aberta uma sindicância pela corporação e os militares serão questionados dos procedimentos usados na tentativa de salvamento. O setor de comunicação justificou que casos assim impõe dificuldade aos militares, considerando que vítimas com intenções suicidas são imprevisíveis.

Também serão levadas em considerações na apuração do caso as condições do local e se a ação foi adequada a situação.