Polícia Militar Ambiental de Bela Vista recebe viatura reformada pelo Conselho de Segurança da cidade

 /

Campo Grande (MS) - Policiais Militares Ambientais de Bela Vista receberam hoje (7) pela manhã, uma viatura reformada, com verba destinada pelo Conselho de Segurança da cidade, ao custo total de R$ 6.730,00. O veículo será utilizado em todos os tipos de fiscalização realizados pelo Grupamento da PMA do município, que é responsável por uma área de 10.500 km², em quatro municípios, especialmente, na prevenção à pesca predatória neste período crítico de defeso à proteção do fenômeno reprodutivo dos peixes, à piracema.

A Polícia Militar Ambiental de Bela Vista é responsável pela fiscalização de uma extensa faixa de fronteira com o Paraguai e sua estruturação da fiscalização é fundamental para o patrulhamento preventivo. Os principais problemas são: a pesca predatória no rio Apa, efetuada por brasileiros e mais constantemente por paraguaios, os quais se utilizam de petrechos proibidos de emalhar (grandes redes de pesca) e, fazem isto, principalmente, no período noturno. Quando avistam a fiscalização abandonam os materiais e adentram em território Paraguaio, o que impede a perseguição.

A extração irregular de madeira é outro crime frequente, algumas vezes, praticada por paraguaios que adentram o território brasileiro, retiram a madeira e transportam para o seu País. Também por ser uma região de concentração de madeiras nobres, muitos proprietários rurais retiram esta madeira sem autorização ambiental para comércio nas regiões urbanas. Autuações desta natureza têm sido frequentes.

A atividade econômica de cerâmica é expressiva e também exige atenção relativamente à exploração de argila, muitas vezes com grandes impactos ao solo e recursos hídricos. Existe ainda a entrada de madeira e carvão contrabandeados. A Subunidade enfrenta os mesmos problemas nos demais municípios atendidos, sendo todos localizados na região fronteiriça.

Municípios, população e área atendida pela Subunidade de Bela Vista-MS.

Município População (hab) Área (km²)
Bela Vista 24.735  4.896
Aral Moreira 12.332 1.656
Caracol 10.964  2.939
Coronel Sapucaia 15.352 1.029
Total 63.383 10.508

Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ms. Acesso em: 07 de jun. 2021   ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL - TELEFONE PMA - 67 – 99984-5013 (Campo Grande) – PMMS - (TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ)