Conheça o novo golpe para pegar seu dinheiro

 /

Um grupo de golpistas está se aproveitando da ingenuidade e uma falsa promessa de dinheiro rápido para tentarem roubar os dados bancários de vários sul-mato-grossenses através de um link de Phising, que utiliza de um site falso para coletar informações críticas do usuário, como CPF, número do cartão e senha.

Tudo começa com e-mail ou SMS enviado supostamente pelo Banco do Brasil, se referindo a um alto valor, depositado por nada menos que o governo de Mato Grosso do Sul, o que realmente chama a atenção de muitos, principalmente pela promessa de dinheiro rápido em uma época onde muitos passam por aperto financeiro, mas é aí que mora o perigo.

Na falsa mensagem ou e-mail, os golpistas pedem que o usuário acesse um link para confirmar a transferência, mas ao acessar o endereço web, os golpistas pedem, por meio da página falsa do banco, dados como número da identidade, senhas bancárias, número de cartão de crédito e vários outros.

Acreditando ser na verdade um procedimento comum, nada de extraordinário, o usuário acaba por cair na armadilha e repassa esses dados importantes para os golpistas, que conseguem acesso às contas bancárias e tem quase que um passe livre para realização transações não autorizadas no nome da vítima.

O JD1 tentou contato com o Banco do Brasil, mas não obteve resposta até o fim dessa matéria, no entanto, o banco lembra, tanto em seu site quanto por meio de mensagens, informativos no atendimento por telefone e outros, que esses tipos de dados nunca serão solicitados ao cliente.

Outra maneira de se proteger é olhar se a página conta com o famoso cadeado que aparece ao lado do link, na barra do navegador, um dos principais indicativos visuais que sua informação está protegida no site.

Apesar das dicas de segurança, os golpes continuam a evoluir, então é necessário que o consumidor pague atenção extra, e em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com o banco por meio do número do atendimento, impresso na traseira do cartão e também informado no site oficial da instituição.

Â