PMA de Jardim Recebe do Ministério Público Equipamentos Para Fiscalização e um Drone Que Será Usado no Período de Piracema

 /

Além de outros materiais recebidos anteriormente, como: coletes salva vidas, materiais de captura de animais silvestres, decibelímetros, faróis para fiscalização noturna, televisor para educação ambiental, software e computadores, a Polícia Militar Ambiental de Jardim na quarta feira passada (18) recebeu do Ministério Público outros equipamentos que estarão ajudando na fiscalização. Os equipamentos são de extrema importância para o policiamento, principalmente, no combate aos crimes e infrações ambientais. Os materiais foram destinados através de Termos de Ajustamento de Conduta, onde eventuais infratores após o cometimento de crimes ambientais se ajustam ao cumprimento da obrigação estabelecida pelo órgão para a não impetração de ação civil pública. Recentemente da comarca de Sidrolândia foram destinados a PMA de Jardim: um barco de Alumínio, um motor de popa 15 HP, um refrigerador, um GPS e uma máquina digital.

Na data de ontem (24) a PMA contou com uma aquisição extremamente importante recebendo das mãos do Dr. Allan Carlos Cobacho do Prado, promotor de justiça da Comarca de Jardim um drone, DJI Phanton 4 com Câmera 4k e GPS equipamento de última geração que estará contribuindo consideravelmente na fiscalização. As aquisições são fruto de uma parceria e a aproximação dos órgãos (Ministério Público e Polícia Militar Ambiental). Os recursos que geraram os termos de ajustamentos foram provenientes de ações fiscalizatórias do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Jardim – MS, que conta com uma área de atuação com cinco municípios e foram realizados pela Promotoria de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul.

O Comandante da Polícia Militar Ambiental de Jardim, 1º Tenente Anderson Abraão Elias de Oliveira, esclarece que o equipamento representa um avanço em termos de fiscalização, uma vez que estará contribuindo significativamente no combate as ações lesivas ao meio ambiente. Acrescenta que a abrangência e a amplitude das imagens que são capturadas em tempo real poderão ser reproduzidas a uma distância de até 5 Km, principalmente em locais acidentados e de difícil acesso. As imagens nos darão maior eficiência e poderão nortear nossas ações, inclusive possibilitando a responsabilização administrativa e criminal quando da identificação de eventuais autores.

Comenta que o drone é uma ferramenta de trabalho para instituições que cuidam do meio ambiente representando economia de tempo e emprego de efetivo, pois além de trazer nos subsídios para a materialidade de delitos, em alguns casos, pode substituir o tradicional patrulhamento ambiental podendo coletar dados e imagens de alta resolução, onde poderão ser identificados desmatamentos irregulares, destruição de áreas de preservação permanentes, atuar em locais onde não é possível a navegabilidade, além da análise de solo e outros crimes ambientais. Salienta que o drone será estrategicamente utilizado no período de piracema a fim de monitorar os rios e surpreender eventuais infratores na prática da pesca predatória considerando a extensa área de atuação da PMA de Jardim, que abrange além do município de Guia Lopes da Laguna, os municípios de Nioaque, Sidrolândia e Maracaju.