Feiras científicas do IFMS registram aumento de 73% nos trabalhos

 /

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 26, a relação de trabalhos aprovados para as feiras científicas que serão realizadas pelos dez campi da instituição no mês de outubro. 

Foram selecionados 645 projetos, número 73% superior ao registrado na edição anterior. A feira com o maior número de projetos é a de Campo Grande, com 128, seguida por Ponta Porã (96) e Naviraí (89). Os números por unidade podem ser conferidos abaixo

Em 2022, as feiras promovidas pelos campi Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel), contemplando alunos de todo o Estado por meio das áreas de abrangência dos campi, retornam ao formato presencial. As duas últimas edições foram realizadas de maneira remota. 

“Com o retorno das atividades presenciais, houve um aumento de 273 trabalhos com relação ao ano de 2021. O número mostra que os nossos estudantes estão engajados na pesquisa científica e na busca por encontrar soluções para os problemas locais”, destaca a diretora de Pesquisa do Instituto Federal, Roselene Oliveira. 

Participarão estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado das redes pública e privada, além de ex-alunos do IFMS que concluíram os cursos após novembro do ano passado, que apresentarão trabalhos desenvolvidos sob a orientação de professores. 

Os projetos serão divididos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística e Artes; Agrárias e Engenharias; ou Multidisciplinar, quando há mais de uma área predominante. 

As feiras fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia deste ano. Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil", as atividades da SCT 2022 ocorrerão, simultaneamente nos dez campi da instituição, entre os dias 3 e 7 de outubro. 

Premiação – A avaliação dos trabalhos apresentados será feita por comissões locais, compostas por professores e pesquisadores de diferentes instituições e áreas de conhecimento. 

A avaliação será feita com base em critérios científicos e tecnológicos, o que inclui problema/hipótese, coleta de dados/metodologia, elaboração do projeto, produtos/processos, além do conteúdo, clareza e organização das informações e dados contidos no resumo expandido, banner, relatório e caderno de campo.  

Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação. Haverá premiação nas seguintes categorias:

  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio em cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental em cada uma das cinco áreas do conhecimento;
  • melhor banner;
  • melhor relatório de trabalho;
  • melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
  • melhor projeto na categoria nível fundamental.;
  • melhor projeto na categoria convidados;
  • melhor projeto na categoria impacto socioambiental; e
  • melhor projeto na categoria inovação tecnológica.

Mais informações estão disponíveis na página das feiras do IFMS.

Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS 2022:

Feira

Trabalhos aprovados

Realização

Aquidauana - Feciaq

36

03 e 04/10

Campo Grande - Fecintec

128

05 a 07/10

Corumbá - Fecipan

76

03 e 04/10

Coxim - Fecitecx 

43

04 e 05/10

Dourados - Fecigran

43

05 e 06/10

Jardim - Fecioeste

19

03 a 07/10

Naviraí - Fecinavi

89

05 e 06/10

Nova Andradina - Fecinova

62

04 e 05/10

Ponta Porã - Fecifron

96

04 e 05/10

Três Lagoas - Fecitel

53

04 e 05/10