Fazendas de MS são destaque em série de reportagens especiais sobre pecuária de corte

 /

Não é de hoje que Mato Grosso do Sul é uma referência nacional quando falamos de pecuária ambientalmente correta, eficiente, produtiva e rentável. O estado é pioneiro na criação de um programa de incentivo fiscal para criadores de novilhos precoces e é recordista na produção de animais castrados.

Dados recentes de um estudo patrocinado pela Rede de Fomento de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, com acompanhamento técnico da Embrapa, mostram que o Estado também possui o maior percentual de áreas de ILPF no Brasil. Dos mais de 11 milhões de hectares, cerca de dois milhões estão no Mato Grosso do Sul. Isso mostra a capacidade de aderência das fazendas a novas tecnologias e a preocupação constante do pecuarista com a produção de carne de alto padrão.

Por esses e muitos outros motivos é que a bovinocultura sul-mato-grossense foi tema, pela terceira vez, da Rota do Boi – série de reportagens especiais sobre pecuária de corte, exibida no Canal Rural pelo programa Giro do Boi. Foram visitadas cinco fazendas na região do bolsão do Mato Grosso do Sul, entre os municípios de Três Lagoas, Inocência, Paranaíba, Cassilândia e Chapadão do Sul.

Os registros se transformaram em cinco reportagens mostrando, principalmente, as ferramentas utilizadas pelos pecuaristas no encurtamento do ciclo de produção e melhora da qualidade da carne que chega ao consumidor. Além da ILP, destaque para o manejo adequado de pastagens, suplementação direcionada e o cruzamento industrial, trabalhando animais de base genética Nelore, em cruzamentos com as raças Aberdeen Angus, Montana, Brahman e Senepol.

O programa Giro do Boi é uma das frentes de trabalho da Aliança da Produtividade, movimento iniciado pelas companhias Boehringer Saúde Animal, Dow Pastagens, JBS e Tortuga/DSM para elevar a produção por unidade da área do pecuarista brasileiro, elevando a competitividade, o nível de profissionalismo e consequentemente a renda de sua atividade.  A atração vai ao ar pelo Canal Rural, de segunda a sexta-feira, das sete às oito da manhã no horário de Brasília.

As reportagens foram exibidas entre os dias 27 e 31 de março e, para quem não acompanhou, é possível revê-las pelo site do programa, nos links abaixo:

http://www.girodoboi.com.br/ destaques/mineralizacao- adequada-da-raca-angus-ajudam- fazenda-melhorar-qualidade-do- abate/

Â