Morcego preda peixe em passeio de ecoturismo em Jardim

. / BONITO NOTICIAS

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu no início de abril a visita de José Sabino, biólogo e fotógrafo, que atua desde 2004 junto ao atrativo para a realização de monitoramento integrado nas águas do rio Olho DÁgua.

Utilizando uma lanterna de feixe de luz vermelha, que interfere menos no comportamento dos peixes, José Sabino fez registros incríveis da natureza durante o monitoramento noturno: havia uma grande revoada de insetos noturnos, principalmente mariposas e efemerópteras. Esses pequenos insetos que estavam próximos à superfície do rio , por sua vez atraíram dezenas de lambaris, predadores naturais desses invertebrados.

Porém, essa situação atraiu também o morcego Noctilio leporinus. " Esse morcego é especialista em predar peixes e possui uma percepção incrível visto que usa o sonar, uma característica que permite a ecolocalização e que detecta o peixe que está nadando na superfície da água. As pequenas ondulações que o peixe faz na água percebidas pelo sonar do morcego e ele, então, caça ativamente à noite".

E foi exatamente esse registro que José Sabino fez. O momento no qual o morcego sobrevoa o rio e faz a captura do peixe. "Foi um desafio, fiquei mais de duas horas ali tentando gravar tanto a passagem quanto a batida do morcego na água", revelou.