Com umidade do ar abaixo de 30%, cidades de MS recebem alertas de perigo e riscos potenciais

. / CORREIO DO POVO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (09) alerta de baixa umidade em Mato Grosso do Sul.

O alerta é de Perigo para os municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Laguna Carapã, Maracaju, Nioaque, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas e Tacuru.

Nesse caso, a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. Existe risco de incêndios florestais e à saúde, bem como de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

As áreas mais afetadas são o Sudoeste de Mato Grosso do Sul e Pantanais Sul Mato-grossense.

Para os demais municípios do estado o aviso é de Riscos Potenciais, com umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Estima-se baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

Em escala nacional, as áreas afetadas por tal condição são Noroeste Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanais Sul Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Centro Norte de Mato Grosso do Sul.

A meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, informou que, na Capital, a umidade permaneceu em 50%.

Enquanto em Ponta Porã esteve com 25%, Ribas do Rio Pardo com 23%, Água Clara com 25% e Laguna Carapã com 26%.

Nas demais cidades do estado, a umidade esteve acima de 30%. Balanço de chuvas de fevereiro
Segundo Andrea Ramos, até esta quarta (09), os municípios com maior índice de chuvas, em MS, são Água Clara com 75 milímetros, Ribas do Rio Pardo com 60.8 e Camapuã com 54.

As cidades com o menor índice de chuvas são Nova Alvorada do Sul com 11.2 milímetros, Santa Rita do Pardo com 24.8 e Laguna Carapã com 27.6.

Campo Grande possui o acumulado de 32.4 milímetros e Sidrolândia está com 36.2.

Previsão
Para a Capital, a previsão é de temperatura estável entre 30°C e 32ºC ao longo dos próximos 7 dias. A umidade deve permanecer entre 45% e 50%.

Não terá grande volume de chuvas nesta semana, ocorrendo, no máximo, chuviscos ao final das tardes.

Estima-se um volume de chuva considerável a partir da quarta-feira (16).