Ataque de abelhas entra em caminhão e Bombeiros salva motorista em Dourados

 /

No dia 11 de janeiro de 2022, por volta das 09:30h o Corpo de Bombeiros Militar de Dourados foi acionado via 193 para atendimento de uma ocorrência de ataque de abelhas.A sargento Allyne acionou e deslocou as viaturas do ABS-06 e UR-111.

As guarnições então se deslocaram na BR 163 sentido Dourados- Caarapó próximo a Coamo (distância média de 15km) para atendimento de ocorrência enxame de ataque de abelha no local a vítima foi encontrada as margens de uma vicinal em meio a plantação de soja, estava ao solo com vários enxame de abelha sobre seu corpo.

A viatura ABS-06 que deslocou para dar apoio chegou após o início atendimento devido o seu tamanho e dificuldade de deslocamento na cidade.

Na viatura de resgate possui apenas uma roupa de apicultor EPI utilizado para a contenção de enxame de abelha que foi utilizado pelo soldado Aías, a sargento Priscila utilizou capa de incêndio e o Cabo Peterson estava sem EPI.

A equipe da UR-111 chegou antes da ABS-06 foi necessário o atendimento mesmo sem ter o EPI adequado, porque a primeira informação era que a vítima estava inconsciente, razão pela qual a sargento Priscila e o soldado Aías se lançaram primeiro em sentido a vítima onde haviam várias abelhas sobre ela ainda em ataque, e foi necessário o rápido atendimento e retirada da vítima do local para viatura conforme imagens e vídeo. A guarnição da UR-111 desenvolveu um atendimento de excelência mesmo sem os equipamentos necessários e mesmo colocando em risco a própria integridade física, pois as abelhas atacaram a guarnição durante o atendimento.

 Após abordagem da vítima foi constatado que e mesma encontrava se sem resposta motora com dificuldade de respirar e desorientada devido a enorme quantidade de picadas de abelha que ainda se encontravam presentes sobre a vítima.

 A vítima foi colocada no interior da viatura e durante o deslocamento foi verificado que a vítima estava taquicardia e com saturação baixa, razão pela qual foi necessário ministrar oxigênio e o quadro da vítima evoluía para uma possível parada cardíaca por edema de glote, sendo necessário o acionamento do médico através da viatura Alfa do SAMU que veio a interceptar a viatura de resgate do bombeiro na Rua Hayel Bon Faker próxima a Rua Wilson Gabiatti.

 Os médicos entraram na viatura de resgate do bombeiro, ministraram medicamentos e foi necessário a manobra de intubação devido ao agravamento do edema de glote da vítima e o deslocamento prosseguiu na viatura do bombeiro até o hospital da vida sendo internada na área vermelha e após levada a UTI, após 4 dias da do ocorrido a vítima ainda se encontra internada porém seu quadro de saúde é estável e se encontra internada para observação.

A rápida intervenção da equipe de resgate foi fator determinante para o sucesso da ocorrência devido à distância que a vítima se encontrava da unidade de saúde e o quadro que evoluía para um choque anafilático e provável parada cardíaca. Vale ressaltar que a ocorrência se deu numa área rural próximo a rodovia BR 163 e que a vítima era motorista caminhão e que estava realizando transporte de carga de areia e que no local estavam algumas pessoas que visualizaram a ocorrência , porém não puderam intervir devido ao grande número de enxame de abelhas que estavam  atacando.