Araras azuis ocupam ninho artificial em Bonito

. / Carla Layane

Os ninhos artificiais instalados na Estância Mimosa Ecoturismo , passeio de cachoeiras em Bonito (MS), estão muito bem utilizados. Nesta segunda-feira, 8 de novembro, Valdenir de Souza, gerente do atrativo, flagrou duas araras azuis, ocupando um dos 10 ninhos instalados em parceria com o Projeto Instituto Arara Azul.

Em 2021 o atrativo completou 2 anos de parceria com o Instituto Arara Azul que faz um trabalho exemplar na conservação da espécie, entre eles a instalação de ninhos artificiais que servem tanto como abrigo para as araras azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) , bem como de outras como a arara-vermelha e a arara-canindé, além de auxiliar na reprodução das espécies.

A arara-azul, que encanta a todos por sua cor vibrante e som alegre e inconfundível, são animais com hábitos que chamam a atenção. Elas gostam de voar em pares ou em grupo e nos fins de tarde, se reúnem em bandos em árvores “dormitórioâ€. Acuri e bocaiúva são alguns de seus alimentos.

Além da Estância Mimosa, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, integrantes do Grupo Rio da Prata localizados em Jardim (MS), mantém a parceria com o projeto Arara Azul, desde fevereiro de 2012 quando foram instalados os primeiros ninhos artificiais nas dependências das fazendas.