Agosto registrou o maior número de processos julgados no TJMS em 2021

 /

Dados estatísticos da Secretaria Judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul mostram que agosto foi o mês com o maior número de processos julgados em segundo grau no ano de 2021.

De acordo com os painéis estatísticos de BI (Business Intelligence), apenas em agosto foram julgados 8.640 processos julgados, desse total 1.291 decisões monocráticas e 7.349 de colegiado – o que significa que foram julgados em Câmaras, Seções e no Órgão Especial.

Os dados mostram ainda que agosto foi também o mês com a maior distribuição do ano, pois no total foram 7.822 processos distribuídos, superando os meses de junho e julho que registraram distribuições consideradas altas, com 7.437 e 7.590, respectivamente.

Segundo o diretor da Secretaria Judiciária do TJMS, Sérgio Getúlio, além da dedicação e do esforço de magistrados e suas equipes nesse trabalho, parte do aumento expressivo de julgamentos é resultado da utilização da modalidade do julgamento virtual.

Assim, dos 7.349 julgados por colegiado, 6.048 foram na modalidade virtual, o que corresponde a 82,29%. Outra vantagem do julgamento virtual é a rápida publicação do acórdão, que é atualmente de, no máximo, três dias após a disponibilização do acórdão unânime pelo gabinete.

Sérgio explicou que, apesar do aumento crescente da distribuição, não há acúmulo de processos na Coordenadoria de Distribuição. “Os processos são distribuídos em, no máximo, três dias após a chegada no Tribunal, em razão do estudo e distribuição automática, feita totalmente pelo sistema SAJ, após a conferência do cadastro pelos analistasâ€, acrescentou.
 
Destaque-se que o aumento do número de julgamentos resultou no menor acervo do ano, encerrando agosto com 14.040 processos em relação aos 18.448 em 7/1/2021, quando se iniciou o ano Judiciário.

 

TJMS