Ladário completa 243 anos de história nesta quinta-feira

 /

Distante 419km de Campo Grande, Ladário completa 243 anos de fundação nesta quinta-feira (2). Cercada pelo Pantanal, a cidade é marcada por belas paisagens e lembrada por sua rica cultura.

O município, com população estimada de 24.040 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi fundado em 1778 como colônia agrícola pelo sertanista João Leme do Prado, que tinha como objetivo conquistar Corumbá, que ficava há seis quilômetros.

Ladário ganhou a sua emancipação político-administrativa tornando-se município durante o Governo de Fernando Corrêa da Costa em 1953. A instalação da cidade deu-se em 17 de março de 1954 e a posse de seu primeiro prefeito foi realizada no dia 3 de outubro de 1954.

Quem passa pela cidade pode se aventurar nos pontos turísticos e nos eventos, que carregam influências da Bolívia, do povo Corumbaense e da Marinha do Brasil, instituição atuante na cidade desde 1873.

Na última sexta-feira (27) o banho de São João, tradicional evento cultural religioso da cidade, tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A certificação foi feita pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Em outubro, a cidade é inundada por devotos católicos, que se reúnem em torno do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. A festa da padroeira é nacionalmente conhecida e reúne milhares de ladarenses e visitantes em uma semana de festividades.

 

Entre os pontos turísticos da cidade, se destacam o Rio Paraguai, que oferece pesca, passeios e safáris fotográficos. O Sítio Arqueológico, o Cristo Redentor, a Casa do Artesão, a Máquina Maria Fumaça e o Pátio Ferroviário que resgatam a história da cidade.

 

Por - Conteudoms