Com dois concursos autorizados, segurança pública vai ganhar mais 30 delegados e 206 policiais civis

 /

Dois concursos públicos vão fortalecer ainda mais a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Na última semana, o governador Reinaldo Azambuja autorizou a abertura de certames com 30 vagas para delegado e 206 para peritos papiloscopistas, agentes de Polícia Científica e peritos forenses.

As secretarias de Administração e Desburocratização (SAD) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vão iniciar o processo de abertura do certame para delegado, estabelecendo normas e procedimentos para o recrutamento e seleção dos candidatos.

Em 2018, Mato Grosso do Sul conseguiu zerar o déficit de delegados  com a inclusão de 72 profissionais na Polícia Civil. Entretanto, nos últimos dois anos e meio houve a vacância de 30 cargos - que ocorre quando o servidor é exonerado ou falece.

Já o outro concurso público de provas e títulos terá 42 vagas para perito papiloscopista, 36 para agente de polícia científica, 75 para perito oficial forense criminal e 53 vagas para perito oficial médico-legista.

No início do mês, Mato Grosso do Sul já havia recebido o reforço de mais 610 homens e mulheres na segurança pública com a formatura de 130 escrivães e 94 investigadores da Polícia Civil e 386 soldados da Polícia Militar.

Paulo Fernandes