PM forma 386 soldados e semana já tem reforço de mais 610 homens e mulheres na segurança pública

 /

Concluíram a 35ª Turma do Curso de Formação de Soldado (CFSD/PMMS) 386 policiais militares. A formatura foi realizada nesta quarta-feira (12) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, com transmissão ao vivo pela internet. Na segunda-feira (10), a Polícia Civil já havia feito a formatura de escrivães e investigadores, totalizando o reforço de 610 homens e mulheres na segurança pública nesta semana.

Escolhido para ser paraninfo da turma, o governador Reinaldo Azambuja destacou que foram formados mais de 560 policiais militares na atual gestão estadual. “Essa é uma semana muito especial para a segurança pública de Mato Grosso do Sul. Lembro aqui que na segunda-feira [10] habilitamos ao trabalho 130 novos escrivães e 94 novos investigadores da nossa Polícia Civil em uma formatura semelhante a esta, com poucas pessoas presentes e a maioria dos formandos e suas famílias acompanhando através de live. Hoje estamos aqui para celebrar a formatura de mais 386 soldados da Polícia Militar após 1 ano e de duro treinamento especializado”, disse.

Reinaldo Azambuja elogiou o trabalho das forças de segurança e afirmou que Mato Grosso do Sul, apesar do imenso desafio de ter de conviver com uma extensa faixa de fronteira com dois países, é o 6º estado mais seguro do Brasil. Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a atuação da polícia sul-mato-grossense, no combate ao tráfico de drogas e armas que abastece os grandes centros urbanos, promove a segurança nacional. “É um exemplo para todo o País de que, investindo em segurança pública, conseguimos bons resultados”, destacou.

Os novos soldados foram aprovados no último concurso público, realizado em 2018. Eles ingressaram no Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) no dia 2 de março de 2020. Por conta da pandemia, o curso chegou a ficar paralisado por um período, mas foi readequado e teve prosseguimento com aulas na modalidade semipresencial e a adoção de medidas de biossegurança.

Inimigo improvável e invisível

De acordo com o comandante do Cefap, Tenente-Coronel Marcelo dos Santos Amaral, a pandemia de Covid-19 provocou mudanças no treinamento. “Nos primeiros dias do mês de março entraram civis pelos portões do nosso berço da Polícia Militar e começou então o trabalho de instruí-los para serem capazes de exercer a atividade policial, mas tivemos a presença de um inimigo improvável e invisível: a pandemia. Tivemos que fazer uma paralisação, ainda que momentânea, dos trabalhos. Mas como qualquer trabalho, há momentos de retração da tropa. O comandante recolhe seu efetivo, direciona para um lugar seguro, traçando novos objetivos, para assim poder, com segurança, avançar”, explicou.

Foram quase 14 meses de duração e 1.793 horas de aula. A grade curricular foi abrangente, voltada a preparar o soldado para proteger o cidadão. As 48 disciplinas envolveram tanto lições de habilidades técnicas para a prática policial, quanto aquelas que dizem respeito às relações sociais, além de matérias específicas do curso de agente de fiscalização de trânsito e atividades extracurriculares como “Introdução a Libras”.

Nome da turma

A 35ª Turma do Curso de Formação de Soldado recebeu o nome de Luís Felipe Ferreira da Silva Amaral (em memória). Filho do comandante do Cefap, o tenente-coronel Amaral, Luiz Felipe faleceu em 11 de fevereiro deste ano. O jovem era portador de distrofia muscular, uma síndrome rara que provoca degeneração progressiva e irreversível dos tecidos musculares. A expectativa de vida estimada pela medicina era de quatro anos de idade, mas ele viveu até os 19 anos e, apesar das limitações motoras, chegou a ser acadêmico de Jornalismo. 

Também prestigiaram a cerimônia de formatura o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Sergio Murilo; os deputados estaduais Coronel Davi e João Henrique Catan; o comandante-geral da PM, Coronel Marcos Paulo Gimenez; e o patrono da turma, Jesus Davi dos Santos.

Paulo Fernandes