MS declara estado de emergĂȘncia ambiental por 180 dias

 /

O governo do Estado declarou, nesta segunda-feira, dia 03, estado de emergĂȘncia ambiental pelo prazo de 180 dias. A medida amplia poderes Ă s forças de segurança para agir na prevenção, combate e salvamento de vĂ­timas de incĂȘndios florestais.

O decreto permite ainda que o governo do Estado contrate ou adquira bens ou serviços em carĂĄter emergencial. O secretĂĄrio de Meio Ambiente, Desenvolvimento EconĂŽmico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, explica que o Estado jĂĄ vinha se preparando para fazer o enfrentamento da situação, tendo em vista o baixo volume de chuvas do VerĂŁo passado, o que torna propĂ­cio para a ocorrĂȘncia de incĂȘndios florestais no Inverno.

O plano de manejo integrado de fogo, instituĂ­do recentemente pelo Governo do Estado tambĂ©m Ă© lembrado pelo secretĂĄrio como uma importante ferramenta no combate aos incĂȘndios florestais.

No caso de incĂȘndios, foi criado um grupo tĂ©cnico de resgate de animais.

O titular da Semagro ainda destacou a aprovação do Projeto Pró-Pantanal, no ùmbito das micro e pequenas empresas.

O governo do Estado tambĂ©m destinou um montante de R$ 53 milhĂ”es para investimentos em equipamentos e infraestrutura, com a aquisição de 12 caminhĂ”es para transporte; 13 caminhĂ”es-tanque; 1 aeronave AirTractor 802F; construção de dois quarteis, sendo um em Água Clara, com aerĂłdromo especĂ­fico para o combate de incĂȘndios e outro em Ribas do Rio Pardo.

No ano passado o fogo consumiu cerca de 30% do território pantaneiro, o equivalente a mais de 4 milhÔes de hectares.

 

Katiuscia FernandesÂ