IFMS de Jardim prorroga inscrição para graduação até quarta feira

 / Cleyto Lutz

O Ministério da Educação prorrogou o prazo para inscrições às vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU)  em cursos de graduação para os participantes do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, os interessados podem se inscrever até a quarta-feira, 14. 

No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) são 1.000 vagas em 16 opções de cursos, entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O ingresso acontece no segundo semestre. 

As vagas são para os cursos superiores de Agronomia, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais, Química, Produção de Grãos, Processos Metalúrgicos, Redes de Computadores e Sistemas para Internet. 

As inscrições devem ser realizadas na página do SiSU. O acesso ao sistema é feito por meio do login único do Governo Federal. O candidato deve criar uma conta ou utilizar a já cadastrada para os sites com domínio "gov.br". 

Podem participar da seleção os candidatos que fizeram o Enem 2020 e que obtiveram nota acima de zero na redação e nas demais as áreas do conhecimento.  

Será considerada apenas a última inscrição confirmada. O candidato pode conferir a nota de corte para cada curso (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados), atualizada diariamente, e a classificação parcial (calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção) na página do SiSU. 

Ações afirmativas – Metade das vagas ofertadas se destina a candidatos que cursaram integralmente todas as séries do ensino médio em escola pública. Dessas vagas reservadas, 50% são para àqueles com renda familiar per capita inferior a um salário-mínimo e meio. 

Ainda há cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. 

O IFMS também possui a opção do bônus local, voltado aos candidatos residentes nas áreas de abrangência dos campi, que têm direito a acréscimo de 20% na nota do Enem. 

A opção pelas ações afirmativas deverá ser feita no ato da inscrição. As normas do processo seletivo estão disponíveis na Central de Seleção. 

Novo cronograma – Com a ampliação do prazo para inscrição, o cronograma do processo seletivo também foi alterado. O resultado da chamada regular ficou para 16 de abril, com matrículas entre os dias 19 a 23. 

Já o período para manifestação de interesse em participar da lista de espera vai até 23 de abril, com matrículas a partir do dia 27. 

Graduação – Por meio do SiSU foram oferecidas 209.190 vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação de 110 instituições públicas de todo o país. A seleção usa as notas obtidas pelos candidatos no Enem 2020. 

No Instituto Federal, após as duas chamadas previstas, caso ainda haja vagas não preenchidas, será aberto processo seletivo de vagas remanescentes, com uma única chamada. Poderão se inscrever os participantes do Enem nos anos de 2018, 2019 ou 2020.

Quadro de Vagas

Campus

Curso

Período

Vagas

Aquidauana

Engenharia Civil

Integral

40

Redes de Computadores

Noturno

40

Sistemas para Internet

Noturno

40

Campo Grande

Sistemas para Internet

Matutino

40

Noturno

40

Engenharia Elétrica

Noturno

40

Engenharia Mecânica

Noturno

40

Corumbá

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Matutino

40

Noturno

40

Processos Metalúrgicos

Noturno

40

Coxim

Alimentos

Noturno

40

Engenharia de Pesca

Noturno

40

Licenciatura em Química

Noturno

40

Sistemas para Internet

Noturno

40

Dourados

Jogos Digitais

Noturno

40

Jardim

Arquitetura e Urbanismo

Integral

40

Licenciatura em Computação

Noturno

40

Naviraí

Agronomia

Integral

40

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Noturno

40

Nova Andradina

Agronomia

Integral

40

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Noturno

40

Produção de Grãos

Matutino

40

Ponta Porã

Agronomia

Integral

40

Gestão do Agronegócio

Noturno

40

Três Lagoas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Noturno

40