Colapso: Mesmo com mais leitos e recorde de mortes, MS tem 102% de ocupação de UTIs

 / Dândara Genelhú

Dia após dia Mato Grosso do Sul bate recorde de mortes causadas pelo coronavírus e ocupação de itos. Nesta quarta-feira (17) não foi diferente, o Estado registrou 42 mortes em 24h causadas pela doença. Leitos de MS foram ampliados e com os óbitos, vagas deveriam ser liberadas. No entanto, a situação é crítica e o Estado atingiu superlotação de 102,71% nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para Covid-19.

De acordo com o Painel Mais Saúde, são 479 itos de UTI para Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Covid-19 em MS. Porém, 491 ientes em estado grave da doença são atendidos pelas unidades hospitalares. Assim, são 12 ientes sendo tratados, além da caidade do Estado.

Os dados utilizados são de monitoramento do painel até às 18h40 desta quarta-feira (17). Até às 17h40, eram 474 itos de UTI com ientes. Ou seja, em 1h foram 17 novas internações no Estado. Nos itos clínicos, a lotação é de 65,84%. São 1.086 unidades existentes e 715 vagas sendo utilizadas.

 

Há seis dias, MS tinha apenas duas vagas de UTI para ientes Covid-19. Então, os itos foram ampliados e na última segunda-feira (15), eram 35 disponíveis para novas internações. Muito mais rápido do que a abertura de itos é a infecção e agravamento do quadro do coronavírus.

Colapso: Mesmo com mais leitos e recorde de mortes, MS tem 102% de ocupação de UTIs
Índice de lotação das UTIs Covid-19 em MS nesta quarta-feira (17). Foto: Mais Saúde.

Então, nesta quarta-feira (17), o Estado bateu o recorde de mortes em 24h e número de ientes em estado grave da Covid-19. São 921 pessoas hospitalizadas por causa do coronavírus em todo o MS.

Mortes liberam itos

Com o cenário crítico, o secretário  ressaltou que as vagas que surgem em ltos de  são em decorrência da morte dos ientes que estavam internados. Resende explica que a situação da pandemia não depende da quantidade de ltos abertos.

 

Assim que os ltos são habilitados, são ocupados logo em seguida. Então, a desocupação dos ltos só tem acontecido quando o iente morre.

“Os ltos que estão vagando, infelizmente, temos que ser muitos claros: são os ltos dos óbitos. Quando morrem 42 sul-mato-grossenses, vagam 42 ltos em s. Vivemos essa realidade”, disse o titular da . No entanto, em relação ao aumento de internações e alta ocupação nos itos, podemos ver que mais pessoas agravam casos em MS do que vagas são liberadas. 

Então, o secretário destacou que a situação é tão crítica que, 21 ientes intubados recebendo tratamento improvisado na ala vermelha do HRMS (Hospital Regional de ). O hospital, que é referência no tratamento do coronavírus, já chegou ao limite máximo de ocupação. Assim, muitos ientes ficam em locais improvisados, de os pronto-socorros até as salas de cirurgia.

Hospitais privados também estão ficando lotados e logo não poderão atender as novas internações em MS. “Estamos prestes ao colapso total na área de saúde pública. Estamos vivendo a pior tragédia sanitária e hospitalar da história do Brasil, que tem repercussão em ”, disse Resende.