Em 2 semanas, internações por covid crescem quase 40% em MS

 / Guilherme Correia

Boletim epidemiológico estadual indica que há 611 pacientes internados por covid-19 em Mato Grosso do Sul, 37% a mais do que o que era verificado há 14 dias. Além disso, com 453 infectados e 11 óbitos, eleva-se o acumulado do Estado para 181,9 mil casos confirmados e 3.330 mortes desde o início da pandemia.

Essa contagem leva em consideração os leitos clínicos e de terapia intensiva. Apenas em Campo Grande, há uma ocupação de 88% de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde). Conforme reportado pelo Campo Grande News, as internações apenas por covid, nesse tipo de unidade, têm crescido ao longo das últimas semanas.


Os municípios que registraram mortes foram Campo Grande (3), Dourados (2), Corumbá, Ivinhema, Naviraí, Coronel Sapucaia, Mundo Novo e Jardim. A vítima mais nova era uma corumbaense puérpera, de 27 anos, enquanto a mais idosa era um campo-grandense, de 92 anos.

Os dados de cada município, além de demais informações consolidadas pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), podem ser verificados por meio do link. Durante transmissão na manhã de hoje, o titular da pasta, Geraldo Resende, alertou para os perigos da nova cepa do vírus - uma nova variação, já confirmada em outros estados, considerada mais letal.

"Estamos aguardando sequenciamento de centenas de exames que foram encaminhados a laboratórios, tanto em São Paulo quanto na Bahia. É demorado, exige um trabalho de especialistas para termos de fato essa comprovação [...] há indicativos muito fortes que teremos dias muito difíceis neste mês", diz o secretário. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS