Rotary Club completa 116 anos e associados lembram a data em Jardim e Guia Lopes da Laguna

 /

Nesta terça-feira (23) o Rotary International comemorou 116 anos de fundação. A rede mundial de líderes profissionais voluntários conta com um clube em Jardim, que completa 23 anos no próximo dia 04 de março, e juntamente com o Interact Club e a Associação Casa da Amizade, formam a “Família Rotária” no município.

 

Atuação do Rotary é mundial

O Rotary foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, pelo advogado americano Paul Harris, e originalmente surgiu para que profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias com o objetivo de fazerem a diferença na sociedade. Hoje, a entidade conta com mais de 1,2 milhões de associados [chamados de rotarianos] unidos em 35 mil clubes e presentes em 220 países, incluindo o Brasil. 

 

Um dos programas mais reconhecidos do Rotary International é a campanha para erradicação da poliomielite [End Polio Now] – a paralisia infantil. Rotarianos já doaram mais de U$ 2,2 bilhões de dólares para financiar a imunização de crianças do mundo inteiro; há ainda o programa de intercâmbio de jovens e bolsas de estudo de mestrado e aperfeiçoamento profissional internacional.

 

Em Jardim

Com sede localizado na saída para Bela Vista/MS, o clube trabalha com projetos da Fundação Rotária, do Distrito Rotário e com os Programas Estruturados do Rotary Internacional, que são: INTERACT CLUB, ROTARACT CLUB, RYLA E INTERCÂMBIO DE JOVENS.

 

“O nosso clube hoje, além de representar o Rotary para os municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna, também mantém uma Célula Rotária em Bonito. Em 2012 fundamos um clube de jovens denominado Interact Club Jardim/Guia Lopes da Laguna com 15 jovens com idade de 12 a 18 anos, atuantes no trabalho e nas ações que desenvolve nos nossos municípios, apoiados pelo Rotary Clube”, destacou a presidente jardinense, Rosimeire Mendes Bonato.

 

Para a presidente da Casa da Amizade, Veranice de Oliveira Barbosa, o trabalho desenvolvido pelas esposas de rotarianos, é de suma importância no município, pois além de ser o “braço direito” da referida instituição filantrópica, é destaque pelas ações sociais que realiza nas duas cidades.

 

O Rotary Club Jardim/Guia Lopes da Laguna atua com Subsidio simplificado para o Hospital de Jardim; Subsídio simplificado para o Hospital de Guia Lopes da Laguna; Apoio a Fundação Leonor Barbosa Flores, em Guia Lopes da Laguna; Apoio a Casa do Garoto, em Jardim; Apoio ao Asilo São Francisco de Assis, em Guia Lopes; Parceria com o Município de Jardim; Parceria com o Município de Guia Lopes da Laguna; Projeto de fabricação de fraldas descartáveis; Doação de Cestas Básicas (Pandemia); Empréstimos de Cadeiras de Rodas, entre outras.

 

*Paulo Abílio