Marquinhos cumpre acordo e assina carga horária de 30 horas semanais para enfermeiros

Foto: André de Abreu /

O prefeito de Campo Grande, Marcos Marcello Trad (PSD), cumpriu o acordo com a categoria dos enfermeiros e assinou a carga horária semanal de 30 horas na Rede Municipal de Saúde e a incorporação dos abonos e gratificações para categoria.

Marquinhos garantiu que a redução do expediente dos profissionais não vai prejudicar o atendimento a população. “Não vai afetar o atendimento. Os enfermeiros se mobilizaram para que isso não ocorra. E, caso ocorra, vamos contratar mais enfermeiros e chamar concursados”, garantiu.

Trad lembrou que Campo Grande é a primeira cidade do País a estabelecer a carga horária de 30 horas para enfermeiros. O prefeito destacou que não descarta novas contratações para que faça que a medida atenda a categoria e, ao mesmo tempo, a população continue sendo bem atendida. Também pediu paciência às classes de servidores municipais, pois não consegue repor os quatro anos de perdas salariais em seis meses de administração.

Representante da categoria, o vereador enfermeiro Fritz (PSD) destacou que a jornada de 30 horas não vai valer para todos e sim para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que trabalham nas unidades de urgência e emergência, beneficiando cerca de 400 profissionais. “A questão das 30 horas não vai prejudicar o RH do município. Mas o objetivo é que essas 30 horas sejam repassadas para a atenção básica, clínica, saúde da família e ambulatorial”, disse.

Fritz afirmou que o próximo passo é lutar por melhores salários e fazer com que as 30 horas semanais também passem a valer nos estabelecimentos privados de saúde da Capital. “A Câmara não teria competência para legislar sobre o setor privado, mas a prefeitura teria mecanismos, através de acordos, estipular a carga horária de 30 horas para o setor privado”, explicou.