Campo Grande não registra óbito pela Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo Boletim Epidemiológico

 /

Pela primeira vez a Capital sul-mato-grossense não registrou óbito pela Covid-19 nas últimas 24h. Já em Mato Grosso do Sul, 3.204 mortes foram registradas. 

De acordo com o Boletim epidemiológico da Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde neste domingo (21), são seis registros de óbitos pela doença e novos 431 casos foram identificados pela secretaria de Saúde. 

O boletim aponta ainda uma crescente no número de casos e quase chega aos 180 mil confirmados desde o início dos registros, no dia primeiro de abril de 2020.

Na última semana, correspondente à sétima semana epidemiológica de 2021, o estadio atingiu cerca de cinco mil novos infectados pela doença. O ápice foi registrado na primeira semana do ano, quando o gráfico ultrapassou os sete mil infectados.

Em janeiro foram 27. 20620. Até hoje (21), o Estado apresentou 14.526 testes positivos da doença.

VACINAÇÃO NO ESTADO

Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu 222.960 doses dos imunizantes Coronavac e Astrazeneca.

A primeira remessa foi entregue a Mato Grosso do Sul no dia 18 de janeiro, com 158.760 doses da Coronavac. Destas, 23.932 foram destinadas apenas para Campo Grande.

A segunda remessa foi no dia 24 do mesmo mês, quando 22 mil doses da vacina de Oxford chegaram ao Estado, 9.340 apenas para a Capital. A terceira remessa, com 10.200 doses da Coronavac, chegou no dia seguinte. Do total, Campo Grande recebeu 3.600 doses do imunizante chinês.

A quarta chegou no dia 7 de fevereiro, foram 32 mil doses e foram encaminhadas aos municípios, além da primeira dose, para a segunda aplicação nas pessoas com mais de 80 anos que receberam a vacina Coronavac.

A vacinação foi paralisada em Mato Grosso do Sul por falta de novas doses.

VACINÔMETRO

plataforma disponibiliza qual é a situação no processo de imunização em cada município do Estado.

As pessoas poderão informar-se quantas pessoas já foram vacinadas; quais são os grupos que estão sendo vacinados e quantas vacinas cada município já recebeu. Futuramente, será possível consultar laboratórios fornecedores.

Segundo dados da ferramenta, 140.811 doses já foram aplicadas no Estado.

De acordo com Painel Coronavírus – Google, 204.841.570 doses já foram aplicadas no mundo.

SINTOMAS DA COVID-19

É possível que o cidadão esteja infectado pelo vírus da Covid-19, caso apresente os seguintes sintomas:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Perda do olfato
  • Perda do paladar
  • Falta de ar
  • Dificuldade para respirar
  • Dor ou pressão do peito

ORIENTAÇÕES

A SES afirma que o isolamento social; o uso de máscara e álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus.

Pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou dor de garganta devem permanecer em isolamento por 14 dias e procurar uma unidade básica de saúde mais próxima.

“Qualquer sintoma, não importa sua idade, se você é uma criança ou idoso. Vá a uma unidade de saúde”, pede a secretária adjunta.

“A doença tem comportamento diferente de pessoa para pessoa. Procure atendimento médico”, acrescenta.

“É importante o isolamento, uso de máscara, a proteção individual e a diminuição das aglomerações. A pandemia não passou. Vidas estão sendo perdidas todos os dias”, apela o governador do Estado.

É importante ressaltar que mesmo já imunizado, o paciente demora cerca de um mês para criar imunidade contra o vírus, por isso, é aconselhado o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Assine o Correio do Estado