Primeiro transplante de c贸rnea artificial do mundo restaura vis茫o de homem cego

O KPro pode substituir uma c贸rnea deformada ou opaca (Reuters/Reuters) / Laura Pancini

M茅dicos do Rabin Medical Center, em聽Israel, fizeram o聽primeiro transplante de c贸rnea artificial聽bem-sucedido do mundo. O paciente, um idoso de 78 anos, conseguiu聽recuperar sua vis茫o聽ap贸s 10 anos com sua c贸rnea deformada.

O implante artificial, denominado KPro, pode substituir uma c贸rnea deformada ou opaca. Ele tem聽um nano-tecido sint茅tico n茫o degrad谩vel que 茅 colocado sob uma membrana que cobre a superf铆cie da p谩lpebra e a parte branca do globo ocular. Ao ser implantado,聽ele se integra com o tecido vivo e estimula a 鈥減rolifera莽茫o celular鈥 dentro do olho.

O procedimento foi feito pela startup israelense聽CorNeat, que ganhou aprova莽茫o para testes cl铆nicos em julho do ano passado.聽O doutor Gilad Litvin, inventor do dispositivo, disse em entrevista a聽Israel Hayom聽que a opera莽茫o era 鈥渞elativamente simples鈥 e durou menos de uma hora.

Jamal Furani, o paciente curado, foi capaz de ler textos e reconhecer parentes ap贸s o implante. A primeira coisa que ele afirma ter visto foi a luz.聽鈥淭estemunhar um outro ser humano recuperar a vis茫o no dia seguinte foi eletrizante e emocionalmente comovente鈥, disse Litvin.

Atualmente, transplantes de c贸rnea s茫o procedimentos comuns, mas necessitam de doadores e a demanda 茅 alta. Os resultados deste transplante de c贸rnea artificial s茫o significantes para o futuro de pessoas cegas no mundo.

鈥淥 procedimento cir煤rgico foi simples e o resultado superou todas as nossas expectativas鈥, disse o professor Irit Bahar, chefe de oftalmologia do Rabin Medical Center.聽Ele complementa que a tecnologia era 鈥渁 chave para virar a mar茅 contra a cegueira global鈥 e que era emocionante 鈥渆star na vanguarda desde projeto que sem d煤vida impactar谩 milh玫es de vidas鈥.

Outros 10 pacientes foram aprovados para o procedimento de transplante de c贸rnea artificial no Rabin Medical Center.