Comandantes do CPA-3 e do 11ºBPM recepcionam Governador Reinaldo em visita ao Quartel da Polícia Militar de Bela Vista

 /

Na manhã de quinta-feira (20), o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, visitou o munícipio de Bela Vista, por ocasião de seu aniversário de 117 anos de fundação. Acompanhado do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Deputado José Carlos Barbosa, o Governador visitou o Prédio Histórico do Quartel da Polícia Militar, onde formalizou a inauguração do Sistema de Vídeo Monitoramento.

O Governo do Estado e a Sejusp (Secretaria de Estado. Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) estão implementando sistemas modernos de combate à criminalidade, dentre os quais o vídeo monitoramento de áreas fronteiriças. Anteriormente, sistemas desta envergadura, já foram implantados nas cidades de Corumbá, Ponta Porã e, ontem, descerramento do Sistema de Vídeo Monitoramento da Cidade de Bela Vista.

Vários são os pontos de monitoramento colocados em regiões estratégicas da cidade de Bela Vista, são sistemas com câmeras de última geração e capacidade de gravação em alta definição, tendo por objetivo o enfrentamento da criminalidade, principalmente, no que tange aos crimes de tráfico internacional de drogas de armas, ponto sensível das regiões de fronteira e que impactam de forma grave o convívio em sociedade de várias cidades brasileiras.

A central deste sistema, ficou a cargo da PM local e, já a algum tempo, vinha sendo operado em fase de testes e, por meio dele, a Polícia Militar de Bela Vista garantiu sucesso em várias operações, as quais resultaram na apreensão de grande quantidade de drogas e a prisão de infratores da lei, nocivos à sociedade de bem. Foi graças a este sistema que a PM, também, conseguiu recuperar vários veículos furtados – não só de Mato Grosso do Sul, mas de todo o Brasil – restituindo aos seus legítimos proprietários.

A solenidade de descerramento aconteceu no Prédio Histórico do Quartel da 2ªCIA/11ºBPM. Inicialmente, em frente ao quartel PM, o 2º Tenente PM Edson Ferreira Salustiano apresentou o efetivo, em forma, ao Governador Reinaldo Azambuja que, por sua vez, realizou a revista à tropa (ato militar solene, onde a autoridade caminha frente à tropa em sinal de respeito e cumprimento mútuos). Posteriormente, o governador adentrou nas instalações do quartel, conheceu o prédio histórico e oficializou o sistema de Vídeo Monitoramento. 

Além do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, também participaram da solenidade: o Secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa; o Deputado Estadual, Felipe Orro; a Deputada Estadual, Mara Caseiro; o Prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites (Piti); o Prefeito de Jardim, Guilherme Alves Monteiro; o Prefeito de Caracol, Manoel dos Santos Viais; o Presidente da Câmara de Vereadores de Bela Vista, Demecio Takeshi Higa; o Vereador “Subtenente PM Gutierresâ€, dentre outras autoridades civis. Das autoridades militares, destaque à presença do Comandante do Comando de Policiamento de Ãrea 3 (CPA-3), Coronel PM Márcio Filgueiras de Moraes – neste ato representando o Comandante Geral da PMMS Coronel Waldir Ribeiro Acosta – do Comandante do 11ºBPM, Tenente Coronel  PM Admilson Cristaldo Barbosa e do Capitão PM Claudino Gonçalves, atualmente respondendo pelo Comando da 2ª Companhia PM de Bela Vista.

 O Comandante do 11º BPM, Tenente Coronel Admilson, externou agradecimentos ao Governador do Estado, pela visita e implantação do moderno sistema de monitoramento. “Senhor Governador, este sistema vem somar e muito para segurança na fronteira, auxilia sobremaneira no cumprimento de nossas funções policiais, agregando benefícios não somente a população de Bela Vista, mas de todo estado e Brasil. Uma clara demonstração desta eficácia, é o sucesso alcançado nas ações que já realizamos em fase de testes†– mencionou o Comandante do 11ºBPM, Tenente Coronel Admilson.

 “É com muita alegria que estamos, hoje, aqui reunidos para a inauguração deste sistema de monitoramento. É límpida e notória a preocupação, por parte do Governo do Estado, com as forças de Segurança Pública, pois vemos essa preocupação transformar-se em projetos e, esses projetos, por sua vez, culminarem em ações concretas. São ações desta envergadura que demonstram a disposição do Governo do Estado em ofertar à nós Policiais os recursos necessários para o enfrentamento do crime que tenta vilipendiar nossa sociedade. Em nome de nosso Comandante Geral, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, gostaria de agradecer pelo olhar paternal e fraterno que o Governo do Estado tem dispensado às forças policiais. Forças estas, que sempre buscaram dar o melhor de si e, agora, munidos de viaturas, armamentos e sistemas avançados, estão motivadas para ir muito mais além†– finalizou o Comandante do CPA-3, Coronel PM Márcio Filgueiras de Moraes.

 

Â