PMA de Jardim multa arrendatária de fazenda em R$ 352 mil por crimes ambientais

 /

Equipe da Polícia Militar Ambiental de Jardim (MS) localizou em uma propriedade rural no município de Nioaque diversos crimes ambientais.

No local foi encontrado desmatamento de 102 hectares, que não estava coberto pela licença do órgão ambiental; abertura ilegal de 2.377 metros de drenos em uma área úmida; uso ilegal de fogo em restos de vegetação em leira; falta de conservação e uso inadequado do solo.

Também foi verificada a degradação em 6 hectares de área de nascentes, em áreas úmidas com olhos d’água, que são de preservação permanente (APP) e foi verificada a exploração ilegal de madeira da espécie aroeira. 

Foram apreendidos 22 m³ da madeira desdobrada em estacas e postes para cerca. 

A equipe também identificou a arrendatária que efetuou o contrato com o proprietário da fazenda e ela (36), residente em Dourados, foi autuada pelas infrações que com multas que perfizeram R$ 352.240,00. 

A arrendatária também responderá por crime de desmatamento, com pena de três a seis meses de detenção, por exploração ilegal de madeira, com pena de seis meses a um ano de detenção; por degradação de área de preservação permanente, que tem pena prevista de um a três anos de detenção. A autuada foi notificada a apresentar junto ao órgão ambiental estadual um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA).