D贸lar se acomoda e tem ligeira alta ante real ap贸s tombo na sess茫o anterior

. / REUTERS

O d贸lar passou por um leve ajuste de alta nesta quarta-feira, depois da forte queda da v茅spera que derrubou a moeda a uma m铆nima em quatro meses, com investidores optando pausar as vendas num dia de hesita莽茫o tamb茅m no exterior.

O d贸lar 脿 vista subiu 0,27%, a 5,2422 reais na venda, depois de oscilar entre 5,2563 reais (+0,54%) e 5,2068 reais (-0,41%). Na B3, o d贸lar futuro tinha alta de 0,64%, a 5,2420 reais, 脿s 17h.

Na ter莽a, o d贸lar spot caiu 2,22%, a 5,2282 reais na venda, menor patamar para um encerramento desde 31 de julho passado (5,2185 reais).

A pausa no movimento foi percebida tamb茅m no exterior, com o 铆ndice do d贸lar frente a uma cesta de rivais perto da estabilidade, rondando m铆nimas em dois anos e meio. Em Wall Street, as bolsas tamb茅m ficavam no zero a zero, depois de baterem m谩ximas recordes na ter莽a.Apesar de o d贸lar ter evitado mais um dia de queda no Brasil, analistas avaliam que no geral o cen谩rio 茅 desfavor谩vel 脿 moeda norte-americana, tanto por causa do otimismo externo (que trouxe de volta fluxo de estrangeiro ao pa铆s) quanto pelos sinais mais recentes de compromisso fiscal da parte do governo, al茅m do apoio do Banco Central ao c芒mbio.

鈥淥 casado de d贸lar est谩 saindo no negativo, com o resto do mercado bem-comportado... Tem excesso de derivativo no mercado鈥, disse Vitor P茅ricles, economista e s贸cio-gestor da LAIC-HFM Gest茫o de Recursos, referindo-se 脿s vendas de swaps cambiais tradicionais pelo Banco Central e 脿 taxa do cupom cambial de curto prazo (casado).

鈥淪er谩 mesmo necess谩rio o BCB vender mais swaps do que a rolagem para ajudar a zeragem de overhedge?鈥, questionou.

O BC come莽ou nesta semana a ofertar 16 mil contratos de swap cambial para rolagem do vencimento janeiro, ante lote de 12 mil contratos disponibilizado antes. Se mantiver essa quantia at茅 o fim de dezembro, com coloca莽茫o integral, o BC terminar谩 negociando pelo menos 9 bilh玫es de d贸lares a mais do que o estoque desses pap茅is a vencer em 4 de janeiro (11,798 bilh玫es de d贸lares).

Com a perspectiva de mais liquidez vinda do BC e um ambiente externo positivo, o d贸lar acumula baixa de 1,6% nesta semana ante o real. Em novembro, a moeda perdeu 6,82% --maior baixa mensal desde outubro de 2018 (-7,79%) e a mais forte para meses de novembro desde pelo menos 2002.