11º BPM participa da comemoração alusiva aos 150 anos da Retirada da Laguna

 /

Nesta semana, os Policiais Militares do 11º Batalhão participaram da Comemoração aos 150 anos da Retirada da Laguna.

Histórico da Retirada da Laguna – Maior conflito armado ocorrido na América do Sul, a Guerra da Tríplice Aliança, transcorreu de 1864 a 1870. Sob Comando Geral do Coronel Resquin, no dia 2 de janeiro de 1865, os paraguaios ocupam o vilarejo de Nioaque, estabelecendo o comando geral das forças até agosto de 1966.

Mais tarde, em resposta às invasões paraguaias, é formada a Força Expedicionária Mato Grosso, que chega por essas terras em 24 de janeiro de 1867, sob comando do Coronel Camisão, que parte em direção ao Paraguai com efetivo de 1680 militares. Após atingir a Estância Laguna, em solo paraguaio, próximo ao atual município de Bela Vista/MS, o Coronel Camisão decide coordenar a retirada de sua tropa, por ter limitações de suprimentos e de meios de combate, iniciando assim, a 8 de maio de 1867 a “Retirada da Lagunaâ€.

Molestados por cólera, desprovidos de alimentação e munição, e atacados pelo inimigo, acabaram morrendo na margem esquerda do Rio Miranda os heróis nacionais: Coronel Carlos de Morais Camisão, o Tenente-Coronel Juvêncio Cabral de Menezes e o José Francisco Lopes, o Guia Lopes. “Local onde hoje se encontra o Monumento Histórico dos Heróis da Laguna (Cemitério dos Heróis)â€.

As Tropas paraguaias, mais leves, menos abatidas e com cavalaria conseguem ultrapassar os brasileiros e chegar novamente no povoado de Nioaque em 03 de junho, destruindo o que restava e deixando armadilhado a igreja da cidade, que explodiu após o acionamento da cilada. No dia 11 de junho, a coluna chega finalmente a Porto Canuto, margem esquerda do rio Aquidauana, findando o doloroso itinerário, reduzida a 700 combatentes, demonstrando coragem, audácia e patriotismo ao entregarem suas forças e até mesmo suas vidas em defesa do solo brasileiro.

Em Jardim (MS), na quarta-feira (12), os Policiais Militares do 11º BPM participaram das festividades, organizado pelo Exército Brasileiro, que iniciou-se no Cemitério dos Heróis, com teatro dos fatos acontecidos, sendo realizadas encenações e posteriormente caminhada pelo trajeto realizado pelos bravos heróis que defenderam o Brasil naquele episódio da Guerra. No percurso, houve várias paradas para relembrar os momentos mais marcantes, uma delas foi às margens do Rio Miranda, onde relembramos a travessia dos heróis e dos armamentos (canhões de guerra). Em seguida, os participantes realizaram a travessia, adentrando à mata em um percurso de aproximadamente 2 km (dois quilômetros). Terminada a caminhada, já no Rancho de Eventos Comitiva Sertaneja, aconteceram apresentações (danças indígenas e regionais). Posteriormente às apresentações, foi realizado um coquetel para todos os participantes, findando o primeiro dia de festividades.

Na quarta-feira (13), já em Nioaque (MS), continuaram as comemorações. O Evento começou na Praça Central, houve encenação teatral, ao ar livre, dos episódios épicos da Guerra. O destaque foi a excelente atuação e fidelidade aos fatos, que emocionaram os espectadores. Posteriormente às apresentações houve um grandioso almoço no clube dos Cabos e Soldados do 9º GAC ( Grupo de Artilharia de Campanha).

As festividades foram prestigiadas por várias autoridades civis, militares e políticas do cenário estadual e nacional, dentre as quais destaque ao Excelentíssimo Governador do Estado, Reinaldo Azambuja; o Deputado Federal Jair Bolsonaro; o excelentíssimo senhor Guilherme Alves Monteiro, Prefeito de Jardim; o Excelentíssimo Senhor Jair Scapini, Prefeito de Guia Lopes da Laguna; o Excelentíssimo senhor Valdir Couto de Souza Júnior, prefeito de Nioque (anfitrião); Excelentíssimo Senhor Fernando Valerio Ramos, Presidente da Câmara Municipal de Jardim; o Alto Comando do Oeste do Exército Brasileiro; o Tenente Coronel EB Moacyr Azevede Couto Junior, Comandante do 9º GAC – Nioaque (anfitrião), o Comandante do CPA-3, Coronel QOPM Márcio Filgueiras de Moraes, representando o Comandante Geral da PMMS; o Coronel QOPM Alírio Villasanti, Presidente da Associação dos Oficiais da PMMS; o Tenente Coronel QOPM Admilson Cristaldo Barbosa, Comandante do 11º BPM; o Tenente-Coronel QOPM Airton Leonel Praeiro, comandante do 7º BPM; o Tenente Coronel QOPM Luciano Espindola da Silva, Comandante da 1ª Companhia Independente; o Major QOBM Fernando de Almeida Carminatti, Comandante do 2° Subgrupamento de Bombeiros de Jardim e o senhor Wesley Seron, Inspetor Chefe da Polícia Rodoviária Federal.

O Comandante do 11º BPM, parabeniza os organizadores dos eventos, e enfatiza a importância de preservar esses fatos históricos, pois graças e esses bravos heróis que hoje estamos sobre esse solo. O patriotismo deve estar presente em todo brasileiro. O conhecimento da nossa história nos traz, além de amor à pátria, o dever de sermos corretos em tudo que façamos.

Â