IFMS altera cronograma de seleção para cursos de idiomas

. / José Pereira

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quinta-feira, 13, na Central de Seleção, a retificação com o novo cronograma do processo seletivo para ingresso nos cursos em andamento de Espanhol, Inglês e Libras oferecidos pelo Centro de Idiomas (Cenid) da instituição.

De acordo com o documento, a convocação dos candidatos em primeira chamada será divulgada na segunda-feira, 17. Os selecionados deverão fazer a matrícula online entre os dias 25 e 27 do mesmo mês.

A nova data da publicação da segunda chamada é 31 de agosto, sendo que os convocados deverão se matricular entre os dias 1º e 3 de setembro. A terceira chamada, caso haja vagas, será divulgada no dia 7 de setembro, com matrículas online no período de 8 a 10 do mesmo mês.

Devido à pandemia do novo coronavírus, ainda não há previsão de início das aulas. A data será divulgada após a definição do calendário letivo do segundo semestre.

Seleção - É destinada a turmas presenciais campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os candidatos foram classificados por meio de sorteio eletrônico, realizado no dia 7 de agosto, na capital. Os inscritos também fizeram uma prova de nivelamento online para definir em que turma poderiam ingressar.

As vagas foram divididas entre servidores e estudantes do IFMS, além do público em geral. No total, 892 candidatos participaram da prova de nivelamento e concorreram às 280 vagas ofertadas.

Cursos – Conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional, além de contribuírem para fomentar o processo de internacionalização do IFMS.

A oferta é na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Cada curso tem duas etapas, de três semestres cada.

Os estudantes são responsáveis por adquirir o material didático indicado pela instituição. O certificado tem validade nacional e confere o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.