Polícia Militar, em conjunto com Ministério Público e demais Forças de Segurança, realizam Operação de prevenção e combate ao Coronavírus em Nioaque

. / Alice Lorenzon

Jardim (MS) – Na noite de ontem (24), a Polícia Militar em Nioaque, sob o Comando do Comandante do 11º BPM, tenente-coronel Daniel Elias dos Santos, em conjunto com o Ministério Público Estadual, Polícia Civil e equipes municipais de Defesa Civil e Vigilância Sanitária e Epidemiológica, realizaram uma grande Operação de presença, com o intuito de fiscalizar e alertar a população nioaquense a respeito das medidas de prevenção que devem ser tomadas contra o Coronavírus e, ainda, sobre as punições previstas em Lei, para quem descumprir as determinações, sobretudo aos que se encontram com determinação de isolamento domiciliar por atestarem positivo ao COVID-19 ou estarem entre os casos suspeitos.

Os Policiais e demais equipes percorreram, em carreata, diversas ruas e avenidas da cidade, a fim de alertar a população sobre a importância e a necessidade de que sejam cumpridas as determinações das autoridades. Além de orientação e fiscalização quanto ao cumprimento dos Decretos Municipais, os policiais militares realizaram abordagens e policiamento ostensivo e preventivo, reforçados por duas equipes da Força Tática de Jardim, com o intuito de coibir a prática de crimes e proporcionar segurança aos cidadãos.

É importante ressaltar que quem descumprir os Decretos Municipais estará praticando o Crime inscrito no Artigo 268 do Código Penal, cuja pena é detenção de um mês a um ano de reclusão e, ainda, que as pessoas confirmadas e com suspeitas de coronavírus que não estão cumprindo as determinações de isolamento social poderão incorrer no Crime previsto no Artigo 267 do Código Penal, cuja pena é de reclusão de 10 a 15 anos e a prisão já poderá ocorrer em flagrante delito.

O Comandante do 11º BPM pede o apoio de todos e reforça, novamente, que caso não haja a colaboração da população no cumprimento das determinações impostas, principalmente, em relação aos cuidados necessários para evitar a contaminação pelo coronavírus, a Polícia Militar atuará de maneira rigorosa, a fim de assegurar o cumprimento da Lei.

Ao término das ações, o tenente-coronel Daniel agradeceu o tenente Joicemir Ferreira Bica, Comandante do 4º Pelotão PM de Nioaque, e todos os policiais militares do 11º BPM, que não tem medido esforços para o cumprimento de todas as missões a eles impostas e, também, a parceria concedida pelos órgãos públicos, colaboradores da Operação, por meio de seus representantes: Dra. Mariana Sleiman Gomes, Promotora de Justiça; Dr. Diego de Queiroz Sátiro Cabral Batista, Delegado de Polícia; Robson Humberto Maciel, Agente de Defesa Civil; e Wellington dos Santos Prieto, Agente de Vigilância Sanitária.