Polícia Militar divulga resultado das atividades preventivas realizadas no final de semana

. / José Pereira

Jardim (MS) - Neste último final de semana (11 e 12), o Tenente Coronel PM Daniel Elias dos Santos, com o apoio de seu Subcomandante, Capitão PM Rafael Pinheiro Garcia, e demais Policiais Militares que compõem o quadro de seu efetivo, intensificaram o policiamento ostensivo em toda a área de circunscrição do 11º BPM, com ações de Prevenção e Repressão, nas cidades de Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho e nos Distritos de Boqueirão e Alto Caracol.

Embasados no Artigo 144 da Constituição Federal de 1988, que estabelece como Missão da Polícia Militar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, foram realizadas abordagens a veículos e pessoas, bloqueio policial nas vias de acesso ao perímetro urbano para minimizar o cometimento de crimes registrados frequentemente na região e atendimentos às ocorrências, além da fiscalização de infrações sanitárias, na prevenção à proliferação do COVID-19.

Das ações realizadas, foram abordadas 229 (duzentos e vinte e nove) pessoas, sendo 25 (vinte e cinco) conduzidas para a Delegacia por conta de flagrante delito e 03 (três) conduzidas por conterem mandado de prisão em aberto; também foram vistoriados 46 (quarenta e seis) veículos, gerando 07 (sete) Autos de Infração, sendo 04 (quatro) veículos removidos para o Ciretran.

Destacam-se, também, as apreensões de 550 pacotes de cigarro e de armas de fogo. No distrito do Boqueirão, durante bloqueio preventivo policial, foi abordado um indivíduo (47) e realizado vistoria em seu veículo, onde os policiais militares encontraram cerca de 550 (quinhentos e cinquenta) pacotes de cigarro de origem paraguaia. Diante da irregularidade de contrabando, a mercadoria e o autor foram apresentados na Polícia Federal de Ponta Porã, para as devidas providências.

Das 04 (quatro) armas de fogo apreendidas, 02 (duas) foram encontradas pela Guarnição PM da cidade de Guia Lopes da Laguna durante atendimento de ocorrência de ameaça na Aldeia Serro-Y. Com isso, o proprietário (61) recebeu voz de prisão por posse ilegal de arma de fogo e, juntamente com as armas e quatro munições encontradas, foi conduzido à Delegacia de Policia Civil para as providências.

Na cidade de Bela Vista, a Guarnição Policial obteve êxito em abordar um indivíduo (41) o qual estava conduzindo uma caminhonete e que, segunda denúncia anônima, o mesmo estava embriagado. Durante a abordagem, os policiais militares constataram a embriaguez do condutor, bem como, ao vistoriarem o veículo, encontraram um revólver calibre 357, com capacidade de 08 tiros. Diante dos ilícitos, os policiais militares confeccionaram os procedimentos administrativos diante das infrações de trânsito cometidas pelo condutor do veículo, bem como deram voz de prisão por porte ilegal de arma de fogo, conduzindo-o para a Delegacia de Polícia Civil para as providências que o fato requer.

Já no distrito de Alto Caracol, foi apreendida uma arma de fogo. A Guarnição da Força Tática de Jardim deslocou até o distrito para verificar uma ocorrência, onde havia uma pessoa com lesão corporal, vítima de disparo de arma de fogo. No distrito, a guarnição se deparou com algumas testemunhas descrevendo e apontando o local dos fatos. Assim, de posse das informações, os policiais militares se deslocaram até o local, onde obtiveram êxito de encontrar a suspeita (36) e, assim, juntamente com a arma apreendida, uma espingarda calibre 22, foi conduzida a Delegacia Civil para registrar a devida ocorrência.

Diante dos resultados das atividades realizadas, o Comandante do 11º BPM enaltece o empenho de seu efetivo os quais efetuaram o policiamento com alto grau de profissionalismo, e ressalta que tais ações serão contínuas, a fim de que possam contribuir para a ordem pública e a segurança da sociedade em toda a circunscrição do 11º BPM.