Marquinhos aumenta para mais de 1.300 os alvarás de táxi e mototáxi na capital

Os decretos, segundo a Prefeitura, preenchem uma lacuna de mais de 20 anos em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio) /

Dois decretos do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), que aguardam publicação em Diário Oficial, ampliam para mais de 1.300 os alvarás de táxi e mototáxi na Capital. Com 217 permissões a mais a frota passará para 707 carros e 638 motocicletas. As novas concessões serão realizadas, conforme prevê o dispositivo, mediante procedimento licitatório.

 

Em abril, o prefeito chegou a anunciar a liberação de 217 novos alvarás para taxistas, que agora se somam aos 490 já existentes, além da permissão para que os prestadores de serviço concedam descontos de até 30% nas corridas.

No caso das mototáxis, com as 490 permissões existentes e as 148 agora expedidas, o total será de 638.

Marquinhos lembra que essa questão se arrasta há mais de 20 anos e o não cumprimento da lei fez com que Campo Grande se tornasse a penúltima Capital com menor proporção entre habitantes e o número de táxi.

“Estamos resolvendo uma questão que não era enfrentada já que causa sempre muita polêmica, mas não podemos nos omitir e fizemos o que era necessário, respeitando a sociedade já que as decisões estão sendo tomadas com a participação de todos os envolvidos, com a participação popular, que é de suma importância para uma construção democrática em tudo que envolve a coletividadeâ€, avalia o chefe do Executivo.

Sobre a permissão para que os taxistas concedam desconto para os passageiros, de até 30%, o prefeito disse que a medida vai permitir a concorrência, especialmente em função da prestação dos serviços de caronas pagas. “O cidadão terá a liberdade de escolher o tipo de transporte que ele deseja para fazer seu trajeto e com o valor mais equiparado irá, inclusive, forçar a melhoria da qualidade do serviço oferecido por todas as modalidadesâ€, defende Marquinhos.

CPI – Paralelamente à concessão, a Câmara Municipal realiza uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a concentração de alvarás nas mãos de poucos permissionários ou famílias.

Em março deste ano, o Campo Grande News noticiou que 15,5% dos então 490 alvarás da Capital concentram-se na mãos de apenas 10 pessoas.

Ontem (11), primeiro dia de oitivas no âmbito da CPI, apenas uma das quatro pessoas convocadas para prestar depoimento foi ao plenário. O herdeiro da Rádio Táxi, Elton Pereira de Mattos, prestou esclarecimento aos vereadores.

Alegando problemas de saúde Francisca Pereira dos Santos, viúva do dono da Rádio Táxi Moacir Joaquim de Mattos e mãe de Elton, faltou a sessão nesta manhã. Juntos, os três têm 51 alvarás de táxi. As 27 concessões de Moarcir ainda não foram divididas com a família.

Os proprietários da Orocídio de Araújo ME, Orocídio de Araújo e sua esposa Maria Helena Juliace de Araújo, estão viajando e não compareceram para prestar esclarecimentos.