IFMS fará transmissão ao vivo sobre ‘saúde’ do Rio Miranda

 /

O Dia do Meio Ambiente é celebrado nesta sexta-feira (5) e o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) Campus de Jardim fará uma transmissão ao vivo no Facebook sobre a importância do Rio Miranda. O rio em questão representa os limites da cidade de Jardim com Guia Lopes da Laguna e Bonito. 

“Há tempos o IFMS - Campus Jardim se preocupa com várias questões ambientais e nesse momento falaremos a respeito da "saúde" do Rio Miranda”, informou o campus nas redes sociais. 

O rio Miranda nasce na Serra de Maracaju e se desloca por 11 municípios até desaguar no Rio Paraguai. A água que a população de alguns municípios bebe é retirada deste rio. “Precisamos pensar um pouco mais neste rio que vem passando por um processo de assoreamento”, disse o IFMS. 

O assoreamento corresponde ao acúmulo de grandes quantidades de sedimentos (terra) no leito do rio. Segundo o IFMS, apesar de ser um evento natural o processo pode ser intensificado pela ação humana, devido a retirada da mata ciliar das margens, o que gera a erosão dos sedimentos que são carregados pelo rio até um local onde serão acumulados em grandes quantidades, gerando bancos de areia.

A live acontece nesta sexta-feira (5) às 17 horas. Clique no link e acesse a página do IFMS para acompanhar.