MS mantém posição de atender orientação de médicos para receitar cloroquina

 / Diana Christie

No dia que o Ministério da Saúde divulgou protocolo liberando o uso da cloroquina em casos leves da covid-19, a secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone, reforçou que o medicamento está disponível nos hospitais de referência para combate à doença do Estado, mas ele só é oferecido conforme orientações médicas.

“Mato Grosso do Sul, como todos sabem, atende as normas e recomendações do Ministério da Saúde. Há protocolos do Ministério da Saúde que dizem em relação a cada tipo de critério de paciente. A medicação é sempre orientada e discutida entre médico e paciente. Não resta dúvidaâ€, enfatizou em live nesta quarta-feira (20).

Maymone explicou que em casos leves e intermediários, geralmente são usados medicamentos de suporte, como analgésicos. No entanto, a hidroxicloroquina está sim disponível e pode ser ministrada conforme acordo entre médico e paciente.

Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende enfatizou a preocupação com o avanço da pandemia. “Todos os estudos apontam que para cada conjunto de 100 pacientes acometidos com a covid-19, de 8% a 10% desses pacientes vão precisar de leitos de UTI, além daqueles que vão precisar de leitos clínicosâ€, ressalta.

Dados

Com o registro de mais uma morte em Campo Grande, na madrugada desta quarta-feira (20), Mato Grosso do Sul chegou a 693 casos do novo coronavírus confirmados. Ainda, 770 pacientes aguardam o resultado dos exames.

Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde. Desde que a doença passou a ser monitorado, foram 5.860 casos notificados no Estado, dos quais 4.316 foram descartados e 21 excluídos.

Dos 693 casos confirmados, 390 pessoas estão em isolamento domiciliar, 259 são considerados recuperados, 17 morreram e 27 estão internados, além de três pacientes de outros estados, que não entram para as estatísticas de MS.

Dos 30 pacientes hospitalizados, 19 estão em leitos clínicos e 11 em UTI. Ainda, há sul-mato-grossenses em hospitais de São Paulo, Alagoas e Mato Grosso.

Â